Browsing by Author "Cardoso, Maria Pena Monteiro Faro Clara Cordovil"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “Vamos conversar?” A influência da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento da linguagem oral em crianças de idade pré-escolarPublication . Cardoso, Maria Pena Monteiro Faro Clara Cordovil; Sousa, CarlaO presente relatório, elaborado no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada (PPS), módulo II, trata-se de um trabalho de reflexão-apresentação da minha prática como educadora estagiária num Jardim de Infância (JI) com crianças entre os 3 e os 5 anos, que pretende descrever este percurso de estágio, não só na sua dimensão de intervenção pedagógica, mas também através de um trabalho reflexivo despertado por esta. Para esse efeito, é feita uma caracterização do contexto em que decorreu o estágio, e uma análise reflexiva da intervenção feita, centrada nas suas intencionalidades educativas. A par destas, apresenta-se ainda uma investigação que procura responder a um problema suscitado pelo trabalho desenvolvido ao longo do estágio acerca do impacto que teve a pandemia Covid-19 no desenvolvimento da linguagem oral das crianças em idade pré-escolar. Essa investigação foi guiada por dois objetivos: por um lado, caracterizar os efeitos da pandemia no desenvolvimento da linguagem oral em crianças de idade pré-escolar e, por outro, caracterizar as perceções da educadora cooperante sobre os efeitos da pandemia no desenvolvimento da linguagem nessas crianças. Em termos de metodologia, trata-se de um estudo de caso, centrado na consulta documental, análise de observações e reflexões e análise de entrevista à educadora, que permitiu não só concluir que os efeitos da pandemia terão sido inibidores do desenvolvimento da linguagem oral, mas também aflorar a importante relação que se pode estabelecer entre a o desenvolvimento da linguagem oral e prática educativa em idade pré-escolar. Neste sentido, este estudo contribui para a discussão geral acerca do impacto social da pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo, em particular, no que diz respeito ao mundo da educação pré-escolar, mas também, e principalmente, para reforçar a importância pedagógica que o desenvolvimento da linguagem oral assume na educação pré-escolar.