Browsing by Author "Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O ensino da linguagem escrita no 1.º CEB: métodos, conceções e práticasPublication . Cardoso, Maria Manuel Campos Caramelo Fernandes; Gonçalves, CarolinaA melhoria da qualidade de ensino da linguagem escrita tem sido um ponto fundamental na política educacional de uma grande parte dos países. Deste fator, resulta que os professores se têm tornado numa questão de especial destaque no que diz respeito às práticas que implementam em sala de aula. Importa por isso entender de que forma os professores articulam as suas crenças com as suas práticas na sala de aula Gaitas e Martins (2009). O presente estudo procura analisar os métodos e as conceções dos professores do 1.º CEB, no que diz respeito ao ensino da escrita, procurando: (i) conhecer o nível de investimento dos professores no enriquecimento e atualização da sua formação base na área do português; ii) identificar as suas crenças relativamente ao ensino da escrita na área do Português, (iii) relacionar as crenças com as suas práticas, de acordo com duas perspetivas: perspetiva social versus perspetiva tradicional; e (iv) comparar o método enunciado com as práticas observadas. Para tal, realizou-se um estudo de natureza exploratória, inserido no paradigma interpretativo, tendo sido utilizada uma metodologia qualitativa, recorrendo a uma amostra de quatro docentes de quatro turmas de 1.º CEB, do 1.º ao 4.º ano, pertencentes a um agrupamento de escolas do concelho de Cascais. Os dados foram recolhidos ao longo do ano letivo 2017/2018 através das técnicas de inquérito por questionário e observação direta para certificação dos dados. À semelhança do referido por Fang (1996), concluiu-se que nem sempre crenças dos professores correspondem às suas práticas.