Browsing by Author "Cardoso, Alessandra Franciele Alves da Cruz"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Nesta sala, somos todas Kelly”: as atividades expressivas e a superação de dificuldades de comunicaçãoPublication . Cardoso, Alessandra Franciele Alves da Cruz; Dias, JoanaO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu em contexto de Jardim de Infância (JI) situado na cidade de Lisboa. Neste relatório são apresentados de forma crítica e reflexiva a prática e a investigação desenvolvida com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos de idade. Ao longo desta intervenção, surgiu a seguinte problemática de investigação: dificuldades de expressão e comunicação, a que dei o título: “Nesta sala, somos todas Kelly” – As atividades expressivas e a superação de dificuldades de comunicação. Assim, relata-se o processo de adaptação de uma criança cuja língua materna não é o português, que revelou dificuldades ao nível da interação com os pares e com os adultos, emergindo uma preocupação ética e pedagógica centrada na promoção da igualdade de oportunidades e na criação de condições que favorecessem a participação e a inclusão da mesma. A investigação realizada foi de natureza qualitativa e seguiu a metodologia de estudo de caso. A recolha de dados passou pelo recurso a diferentes técnicas e instrumentos, tal como a observação direta participante, a análise documental, as notas de campo, as reflexões semanais e a entrevista estruturada à educadora cooperante de modo a conseguir cruzar diversas fontes de informação e obter resultados significativos. Através da análise dos dados e posterior triangulação dos mesmos e ainda da revisão da literatura, foi possível compreender que as crianças cuja língua materna não é o português, enfrentam diversas dificuldades de adaptação num ambiente em que se fala outra língua que não a sua. Essas dificuldades podem fazer com que a criança se desenvolva mais lentamente do que as outras, causando-lhe insegurança e frustração. Por este motivo, é de extrema importância que o adulto conheça essas dificuldades, de modo a compreender o impacto que têm no desenvolvimento da criança e, possa encontrar estratégias úteis para a inclusão da mesma.
