Browsing by Author "Candeias, Rita Alexandra Alves"
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- Atitudes e crenças de alunos do 2º ciclo do ensino básico em relação às ciências naturaisPublication . Candeias, Rita Alexandra Alves; Almeida, AntónioO presente relatório, que se integra na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, apresenta o percurso ocorrido na intervenção educativa no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico e uma investigação desenvolvida em contexto de 2.º Ciclo. No primeiro capítulo, ambas as intervenções educativas são apresentadas em linhas gerais, contemplando a caracterização do contexto socioeducativo, a identificação da problemática e dos objetivos gerais de intervenção, definidos a partir das potencialidades e das fragilidades dos alunos e das características do contexto. A investigação é apresentada no segundo capítulo deste documento. O tema das atitudes e crenças em relação às Ciências Naturais surgiu devido um conjunto de fatores que envolveram o aparente desinteresse dos alunos por esta área disciplinar, na turma de 5.º ano onde foi realizado o estágio de 2.º Ciclo, a escassez de estudos sobre o tema em Portugal e a recente publicação de estudos a nível internacional. Neste estudo participaram alunos de duas turmas do 5.º ano (grupo experimental e de controlo), nas quais decorreu a PES no 2.º CEB. A amostra era constituída por trinta e um alunos, entre os 10 e os 13 anos. A investigação contemplou várias etapas. Inicialmente, administrou-se um questionário (pré-teste) para determinar as atitudes e crenças dos alunos em relação às Ciências Naturais. Em seguida, implementou-se um plano de intervenção com atividades centradas no aluno no grupo experimental, que terminou com a administração do mesmo questionário (pós-teste) para determinar a influência das atividades nas atitudes e crenças dos alunos. Os resultados da investigação contrariaram a perceção de desempenho das turmas durante o período de observação, pouco motivadas para o estudo das Ciências Naturais, mas que revelaram atitudes e crenças globalmente positivas para com esta área do saber. Em parte por isso, o conjunto de atividades construídas para o desenvolvimento das atitudes e crenças positivas para com as Ciência Naturais não contribuiu para as melhorar.