Browsing by Author "Campos, Ana Mafalda Jorge de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A publicidade para o turismo interno: Portugal, que caminho?Publication . Campos, Ana Mafalda Jorge de; Medeiros, CarlaO turismo revela-se um importante setor de atividade económica, capaz de contribuir para o desenvolvimento e criação de riqueza, assim como para o bem-estar físico e psíquico dos cidadãos. Por outro lado, a publicidade atua como espelho da sociedade contribuindo para a mudança de comportamentos através de padrões e símbolos que apelam a desejos e necessidades. Compreendo a potencialidade persuasiva da publicidade, a necessidade de evasão do consumidor associada ao lazer e à ocupação de tempos livres, bem como o elevado potencial de desenvolvimento económico que a atividade turística comporta, importa estudar a publicidade institucional e a forma como esta se posiciona na mente do turista português. Com a presente investigação de cariz qualitativo, procuramos compreender quais as características dos vídeos de publicidade institucional direcionada à prática de turismo interno e de que forma esta se posiciona na mente do turista português. Este estudo contemplou a análise de conteúdo de vinte e quatro vídeos promocionais referentes às campanhas publicitárias realizadas entre 2005 e 2012, cedidos pelo Turismo de Portugal I.P., e ainda vinte e nove entrevistas semiestruturadas a indivíduos residentes em Portugal Continental e Ilhas da Madeira e Açores. Os resultados demonstram que os vídeos promocionais orientados para a realização de férias em Portugal adotaram, entre 2005 e 2012, técnicas persuasivas sobretudo de cariz informacional e com imagens maioritariamente panorâmicas de diversas regiões do país. Por outro lado, o estudo do turista nacional permitiu compreender que se perceciona Portugal como um destino turístico de elevada qualidade, embora a publicidade não se destaque na mente dos portugueses.