Browsing by Author "Brochado, Sara Raquel Ramos"
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- Planear-fazer-rever: influência do processo no quotidiano das crianças em jardim de infânciaPublication . Brochado, Sara Raquel Ramos; Fuertes, MarinaO presente relatório surge no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) e visa apresentar, de forma sistemática e fundamentada, a minha intervenção educativa ao longo do período de estágio, evidenciando as aprendizagens realizadas. Esta prática decorreu em contexto de jardim de infância (JI), com um grupo constituído por dezassete crianças, com idades compreendidas entre os 2 e os 3 anos de idade. Decorrente da vivencia com o grupo, e após o analisar, estabeleci as seguintes intencionalidades pedagógicas: construção e desenvolvimento de uma relação de vinculação segura e afetiva; respeito pela individualidade de cada criança e os seus ritmos; promoção da participação ativa, propiciando aprendizagens significativas face às necessidades e interesses das crianças; desenvolvimento de estratégias de autorregulação, na gestão de conflitos e em momentos de rotina e, promoção de um clima de apoio, partilhando o poder e o controlo com as crianças. Apresento como problemática “Planear-fazer-rever: influência do processo no quotidiano das crianças em jardim de infância”, que surgiu do meu interesse e curiosidade em observar este momento da rotina diária das crianças, tendo como objetivo compreender e identificar a influência do processo no quotidiano das crianças e, averiguar se as crianças gostam do poder de decisão que têm neste processo. Deste modo, procedi à execução de entrevistas realizadas à equipa educativa e à coordenadora pedagógica; a questionários realizados às crianças e, à observação do processo de planear-fazer-rever. Com esta investigação compreendi que as profissionais entrevistadas consideram o processo planear-fazer-rever benéfico para as crianças e as crianças apreciam este momento de poder de escolha e decisão sobre o que vão fazer. Enquanto futura educadora de infância, pretendo valorizar uma relação de proximidade com todos os agentes educativos com os quais irei contactar e ter sempre em consideração as características, interesses e necessidades de cada criança, perspetivando-as como o centro da ação de um educador de infância.