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- "Os meus pais não podem vir à nossa sala por causa do Covid!" - Relação Jardim de Infância – Família em tempos de pandemiaPublication . Brito, Micaella Ribeiro de; Friães, RitaO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II) em Jardim de Infância (JI), do 2.º ano do Mestrado de Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento visa refletir e registar, de um modo sistemático e fundamentado, todo o trabalho desenvolvido no decorrer de um estágio com a duração de cerca de 4 meses, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de uma sala de jardim de infância integrada numa organização socioeducatica privada. Apresenta-se ainda uma perspetiva sobre o trajeto formativo vivenciado ao longo da formação, refletindo sobre os seus contributos na construção da minha identidade profissional enquanto futura educadora de infância. Tendo presente o impacto da pandemia causada pelo vírus SARS-Covid 19 na relação JI-Famílias, surgiu um interesse em investigar esta questão no contexto socioeducativo em que estava a realizar a PPSII, com especial foco na sala em que estava integrada (JI3) com os seguintes objetivos: (i) Caracterizar e analisar a dinâmica JI-Famílias antes da pandemia e durante o período de confinamento; (ii) Identificar as estratégias de comunicação com as famílias utilizadas pela equipa educativa durante o confinamento; (iii) Identificar os impactos da pandemia na dinâmica JI-Famílias; e (iv) Conhecer como é que a equipa educativa projeta a dinâmica JI-Famílias no pós-pandemia. Considerando os propósitos definidos, optou-se pela realização de um estudo de caso, de cariz qualitativo. A recolha de dados passou pela realização de duas entrevistas semidiretivas (uma à educadora responsável pela sala JI3 e outra à diretora da organização socioeducativa) e pela aplicação de um questionário online às famílias das crianças do grupo de referência. Os dados reunidos revelam que no contexto socioeducativo em análise, no seguimento dos confinamentos provocados pela pandemia, as relações entre o JI e as famílias alteraram-se significativamente, com um grande afastamento físico das famílias em relação à escola, mas, ainda assim foi possível manter uma relação de qualidade e de muita comunicação. Para isso, foi necessário a reformulação de estratégias de comunicação e cooperação para que se mantivesse a relação e parceria fundamental para o bem-estar e desenvolvimento da criança. Estratégias essas que foram desenvolvidas pela equipa educativa, e consistiam na utilização de plataformas digitais, tais como o Zoom e o Classroom, para a realização de reuniões com as crianças e com as famílias, e para partilhar sugestões de atividades semanais. A utilização do WhatsApp e do Email tornaram-se o meio de comunicação principal entre as famílias e a equipa educativa.