Browsing by Author "Brites, Sara Sofia Tavares"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a)Publication . Brites, Sara Sofia Tavares; Lino, DalilaO presente relatório pretende dar a conhecer o trabalho de intervenção desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar nos contextos de Creche e Jardim de Infância, numa perspetiva crítica e reflexiva, valorizando, sobretudo, todos os atores que fizeram parte deste processo e com os quais fui crescendo a nível profissional e aprendendo o real significado de ser educadora. Este relatório é o resultado da prática profissional desenvolvida em contexto de Creche, que decorreu de 5 de janeiro a 13 de fevereiro de 2015, com um grupo de onze crianças de um ano e da prática profissional desenvolvida em contexto de Jardim de Infância, que decorreu de 19 de fevereiro a 29 de maio de 2015, com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos. A reflexão sobre a ação pedagógica desenvolvida com um grupo de crianças deve ser um dos objetivos fundamentais na profissão de um educador de infância. Uma vez que só refletindo sobre o trabalho concretizado é que se torna possível modificar e melhorar a intervenção num futuro próximo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise reflexiva referente ao processo desenvolvido durante o período de prática profissional supervisionada, incidindo essencialmente numa problemática que se destacou no decorrer da intervenção pedagógica em contexto de Jardim de Infância - a construção da autonomia na educação de infância: o papel do(a) educador(a). Neste sentido, é realizada uma reflexão sobre a importância da autonomia para a aprendizagem e desenvolvimento da criança e o papel do educador na promoção dessa autonomia, recorrendo a um referencial teórico. Todo o trabalho desenvolvido vem contribuir para a construção de uma identidade profissional mais coerente com as prerrogativas da vida ativa, ainda que permaneça inacabada e em constante evolução.