Browsing by Author "Braz, Maria Henriques de Freitas Rodrigues"
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- Estudo de uma solução alternativa para o prolongamento do Molhe - Cais do Porto das Velas, AçoresPublication . Braz, Maria Henriques de Freitas Rodrigues; Santos, João Alfredo Ferreira dos; Luís, Lucília AlvesA engenharia portuária tem sido desenvolvida no sentido de serem atingidos melhores desempenhos na interação de estruturas costeiras com a agitação local incidente. Os quebra--mares são estruturas em constante evolução em termos de solução visto o seu objetivo principal ser, para além de reduzir a ação da agitação marítima na costa, no caso de zonas portuárias, proteger as estruturas e equipamentos no interior da bacia portuária e assim melhorar as condições de manobra e permanência das embarcações nessa bacia. Este trabalho final de mestrado é o Estudo Prévio de uma Solução Alternativa para o prolongamento do molhe-cais do porto das Velas, S. Jorge, Açores, com base no Projeto de Execução de uma Solução Base em talude. Os quebra-mares podem dividir-se em três tipos, em função do seu perfil transversal, quebra- -mares de talude, verticais ou mistos. A Solução Base apresentada é um quebra-mar de talude enquanto a Solução Alternativa estudada é um quebra-mar vertical misto com parede perfurada. Para além do dimensionamento estrutural, o estudo inclui uma estimativa de custos do prolongamento do quebra-mar com a solução alternativa e, por fim, uma comparação em termos de custos e comportamento estrutural das soluções base e alternativa. A solução alternativa para o prolongamento do molhe cais das Velas consiste num quebramar vertical constituído por caixotões de betão armado que, na parede de barlamar,apresentam aberturas para uma câmara de ondas onde será reduzida a ação e reflexão da agitação marítima incidente. O pré-dimensionamento efetuado permitiu avaliar, embora de forma grosseira, o comportamento hidráulico deste tipo de estruturas designadamente, a reflexão e a dissipação parcial da energia da onda incidente. Permitiu igualmente verificar a estabilidade ao derrube e ao deslize.
