Browsing by Author "Borges, Soraia Isabel Barrueco Ramos Guedes"
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- O jogo no desenvolvimento do raciocínio matemáticoPublication . Borges, Soraia Isabel Barrueco Ramos Guedes; Rodrigues, MargaridaEste trabalho procura descrever e analisar de forma reflexiva o período de intervenção decorrido nos contextos de 1.º e 2.º CEB. O presente estudo visa a análise da ação pedagógica desenvolvida em contexto de estágio numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde foi realizada uma investigação que incide sobre a influência do jogo no desenvolvimento do raciocínio matemático assim como no desenvolvimento de competências que são transversais a outras Áreas Curriculares. Deste modo, insere-se numa dinâmica formadora, contínua, que apresenta as conclusões obtidas devidamente fundamentadas com vista à reflexão para uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Para ser possível a realização deste estudo, foram selecionados dois jogos de estratégia, a partir dos quais é possível analisar as jogadas, analisar o erro e que implicam a tomada de decisão por parte dos intervenientes. Como tal, foram implementados o Jogo dos Gatos & Cães (jogo de bloqueio) e o Jogo do Semáforo (jogo de padrões), tendo sido realizadas três sessões de cada jogo entre quatro alunos criteriosamente selecionados. Para a avaliação dos resultados, foram analisadas as gravações realizadas durante a implementação dos jogos tendo estas resultado em notas de campo que facilitaram o preenchimento da grelha de evolução de desempenho dos alunos durante os jogos. Para além disso, também foram tidos em consideração os questionários colocados à turma relativamente à perceção que os alunos tinham em relação à Matemática e aos jogos, antes e após a realização dos mesmos; assim como um questionário específico, aplicado apenas aos participantes no estudo sobre os jogos praticados. Os resultados demonstram que os jogos matemáticos melhoraram a predisposição dos alunos para a Matemática, não só dos elementos que intervieram no estudo, como também na restante turma que, apesar de não ter participado diretamente no processo, o observou de perto.
