Browsing by Author "Borges, Miguel Guerreiro Garcia Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Mitigação de ruído e das vibrações em infraestruturas rodoviáriasPublication . Borges, Miguel Guerreiro Garcia Almeida; Fortes, Luísa Maria Conceição Ferreira Cardoso TelesAs infraestruturas rodoviárias são fundamentais para o funcionamento e desenvolvimento civilizacional, servindo não só a população, como também para fins militares, industriais e comerciais. Com o crescimento da população, associado ao progresso tecnológico, tornou-se necessário aumentar o alcance e a capacidade de circulação rodoviária, aumentando consequentemente também alguns dos seus impactes negativos, tais como o ruído e as vibrações. O ruído e as vibrações podem ser resultantes de diferentes ações nas estradas, podendo ser gerados pelo contacto pneu/pavimento, pelo próprio funcionamento do veículo ou pela componente aerodinâmica. Estes fenómenos podem causar distúrbios nas atividades diárias, problemas de saúde na população e até comprometer a integridade da própria infraestrutura. As medidas de mitigação podem ser aplicadas na fonte do ruído, no percurso entre a fonte e o recetor ou no próprio recetor, existindo diferentes tipos de metodologias para mitigar o ruído e as vibrações nas infraestruturas rodoviárias. O presente documento apresenta os princípios físicos que determinam o comportamento das ondas sonoras, referencia a legislação em vigor em Portugal para o ruído rodoviário, apresenta diferentes tipos de sistemas para a mitigação de ruído, tais como a redução de velocidade de circulação, os pavimentos de baixo ruído e as barreiras acústicas (pré-fabricadas e barreiras compostas por materiais naturais). Para estes sistemas foram analisadas as suas características e os princípios de conceção, assim como a avaliação do seu desempenho face ao ruído e vibrações gerados nas infraestruturas rodoviárias. De acordo com a análise efetuada concluiu-se que pavimentos de baixo ruído e barreiras acústicas são as soluções predominantes e que na maioria das situações são utilizadas em complementaridade, não devendo ser comparadas por si só, pois a sua metodologia de atuação e função é diferente. Para estes dois tipos de sistemas, foi também possível concluir que as características fundamentais para a otimização do seu desempenho são, a textura, a porosidade e o volume de vazios, no caso dos pavimentos, e a geometria (secção), a densidade e a rigidez no caso das barreiras.