Browsing by Author "Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos"
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- Implementação de práticas Lean num concessionário automóvelPublication . Borges, Carlos Eduardo Antunes de Almeida dos Santos; Abreu, António João Pina da Costa FelicianoA conjetura socioeconómica atual tem vindo a colocar cada vez mais pressão nas empresas para que estas sejam competitivas e consequentemente, procurem uma forma de ganhar vantagem, ou se destacarem face aos seus concorrentes. Assim, para sobreviverem, cada vez mais organizações recorrem à filosofia Lean, com o intuito de eliminar desperdícios nos seus processos e se tornarem mais eficientes. O conceito de “Lean” surgiu na indústria japonesa, a partir do Toyota Production System. A sua figura central foi Taiichi Ohno, engenheiro da Toyota, que criou uma visão que assenta em três bases (pessoas, processos e soluções), como forma de combater o desperdício. O sucesso da Toyota foi acompanhado, mais tarde, por Womack, que relatou as suas observações, possibilitando ao ocidente perceber o que é a filosofia Lean e como esta pode ser vantajosa para uma organização. Como forma de suporte ao pensamento Lean existem um conjunto de princípios a seguir e inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas, sendo que estas devem ser rigorosamente selecionadas, no contexto da situação a analisar, de forma a poderem-se alcançar os melhores resultados possíveis. O presente estudo tem como objetivo identificar e apresentar as metodologias e ferramentas que melhor se possam enquadrar nos serviços oferecidos em qualquer concessão automóvel. Primeiro é feita uma revisão de literatura que engloba o estado da arte, para se perceber como é que as práticas Lean já se aplicam no setor dos serviços e como é que estas podem ser adotadas num serviço pós-venda. De seguida é elaborado um modelo com o intuito de guiar a implementação das ferramentas e metodologias Lean que se constatou melhor se adaptarem à realidade a estudar. Por fim, a aplicação desse modelo é exemplificada com um caso de estudo, no departamento de peças de um serviço de pós-venda, de uma empresa do setor automóvel.