Browsing by Author "Bispo, Leonor Lopes"
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- Inclusão de uma criança com síndrome de PACS1 no jardim de infânciaPublication . Bispo, Leonor Lopes; Dias, JoanaO presente relatório emerge no âmbito da Prática Profissional II, incluída no plano de estudo do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta Prática foi realizada num Jardim de Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social em Lisboa com um grupo de crianças de 3 a 6 anos. O estudo, denominado Inclusão de uma criança com síndrome de pacs1 no jardim de infância, tem como objetivos específicos: i) Conhecer a visão da equipa educativa sobre a inclusão de crianças com necessidades de saúde especiais; ii) Analisar as relações da criança com Síndrome de Pacs1 com os seus pares e iii) Identificar estratégias e recursos para a inclusão da criança com Síndrome de Pacs1 na sala de atividades. A abordagem metodológica da investigação, de natureza qualitativa, associa-se a um estudo de caso que visa compreender o processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Pacs1 no jardim de infância. Para isso, foram utilizadas diferentes técnicas de recolha de dados como a observação participante, a consulta documental, a sociometria e entrevistas semiestruturadas à equipa educativa de sala, à educadora de educação especial da instituição e aos pais da criança alvo de estudo. Os resultados obtidos revelam, em primeiro lugar, a significância da individualidade de cada criança e da uma consequente implementação de uma prática refletida e adequada. Para além das suas fragilidades e potencialidades, de modo a compreender o nível de inclusão de uma criança com necessidades de saúde especiais no ensino regular, é necessário avaliar a sua envolvência na rotina da sala e nas relações sociais do grupo. Após a apresentação do estudo de caso e respetivas conclusões, é feita uma reflexão da influência dos contextos de práticas profissionais ao longo da formação docente para a construção da profissionalidade.