Browsing by Author "Bernardo, Maria Sara Alves"
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- A importância da introdução do contacto-improvisação como prática regular de desenvolvimento de competências no currículo do ensino vocacional: alunos de 4º, 5º e 6º ano do Conservatório de Dança do Vale do SousaPublication . Bernardo, Maria Sara Alves; Silva, Madalena XavierEntre os anos 60 e 70 notou-se uma quebra com os conceitos tradicionais da dança e as suas formas e imagens pré-concebidas, que resultou numa maior consciencialização do próprio corpo, da sua energia e do ambiente que o rodeia. Cresceu a importância da improvisação e da simbiose com o parceiro. Este movimento foi chamado de Contact Improvisation. Desde então a importância da prática regular do Contact Improvisation tem sido estudada no âmbito da formação de novos bailarinos. O objetivo principal deste estudo foi provar que a prática regular do Contact Improvisation promove a otimização dos aspetos necessários para a formação de bailarinos versáteis. De maneira a cumprir o objetivo principal analisou-se o impacto desta prática em alunos do ensino articulado no Conservatório de Dança do Vale do Sousa, nomeadamente na dinâmica de grupo, autoconfiança, hétero confiança, cooperação e evolução técnica. Para isso reuniram-se 4 alunos do 4º ano, 3 alunos do 5º ano e 1 aluno do 6º ano que perfizeram um total de 9 alunos, 8 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. Com base nas metodologias de investigação-ação e com apoio em tabelas de observação, questionários de avaliação e registo audiovisual foi elaborado um perfil de cada aluno e analisados os pontos fortes e mais fracos da amostra. Esta análise serviu para elaborar os planos de aula com vista a melhorar o desempenho dos alunos através de exercícios de Contact Improvisation. Os resultados da aplicação dos planos de aula mostraram que todos os alunos percecionaram evolução técnica, melhoria na sua autoconfiança e confiança nos colegas e também um aumento na sua motivação enquanto bailarinos. Concluiu-se que a inclusão da prática regular do Contact Improvisation no currículo do ensino artístico é um fator importante na formação de bailarinos mais versáteis, capazes, ágeis e conhecedores.
