Browsing by Author "Bernardo, Andreia Soraia Cotovio"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolver a temática da sustentabilidade com alunos do 1.º CEBPublication . Bernardo, Andreia Soraia Cotovio; Valente, BianorO presente relatório aborda, de modo reflexivo, a prática desenvolvida no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES II) do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que esta foi desenvolvida num contexto de ensino privado no 1.º CEB, numa turma de 4.º ano e num contexto de ensino público no 2.º CEB, numa turma mista de 5.º e 6.º ano. Este trabalho integra uma investigação realizada no contexto de 1.º CEB, que aborda a temática da Educação para o Desenvolvimento Sustentável e que visa os seguintes objetivos específicos: i) descrever as conceções iniciais dos estudantes sobre o conceito de sustentabilidade; ii) descrever propostas dos estudantes para tornarem o planeta mais sustentável; iii) descrever práticas dos estudantes para tornarem o planeta mais sustentável; iv) descrever as conceções finais dos estudantes sobre sustentabilidade. Atingindo estes objetivos será possível averiguar se a qualidade da intervenção neste âmbito pode ou não modificar conhecimentos e valores dos alunos relativamente a esta temática. Em conformidade com o objeto de estudo, recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa, privilegiando-se a aplicação de questionários e a utilização de notas de campo. A análise e discussão dos resultados permitiram concluir que os alunos não tinham qualquer conhecimento do conceito antes da abordagem da temática. Os alunos revelam capacidade de mobilização do conceito de sustentabilidade em situações-exemplo. A análise das conceções dos alunos revela que estes demonstram uma forte preocupação com o ambiente, sendo que esta foi a principal dimensão do conceito emergente dos projetos da turma.