Browsing by Author "Batoco, Sara Raquel Vinagre"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A comunicação integrada em Festivais de Música: o caso do Rock in RioPublication . Batoco, Sara Raquel Vinagre; Centeno, Maria JoãoOs eventos são acontecimentos especiais que podem ser de vários tipos, dimensões e ter várias finalidades. Os festivais de música são um dos tipos de eventos existentes, que comemoram um acontecimento e que têm uma programação musical intensa. Em Portugal e no mundo, o número de festivais de música tem vindo a aumentar, nomeadamente pelo aumento do tempo de lazer. Qualquer evento requer um planeamento e uma estratégia bem delineada. Os festivais de música têm muitos aspetos com os quais lidar, desde patrocínios, comunicação do festival, produção, entre outros. Com uma grande estrutura operacional e com a variedade de pessoas que trabalham nas diversas áreas é essencial que haja uma coesão ao nível da comunicação. Esta coesão é essencial a nível interno e externo e aqui entra a comunicação integrada. A comunicação deve ser coerente e transparente, estando em harmonia com a estratégia global do festival, com a missão e os valores. Na presente dissertação, optou-se pela metodologia qualitativa de Estudo de Caso para responder à pergunta “Será que o Rock in Rio segue uma lógica de comunicação integrada, nas diferentes plataformas de comunicação, e, se sim, em que medida é que esta contribui para o sucesso do festival?”. Para tal, começou por se fazer uma revisão de literatura dos mais diversos conceitos e foram realizadas entrevistas, análises aos canais digitais do RIR e duas análises SWOT. A análise dos resultados permitiu concluir que, de facto, o Rock in Rio segue uma estratégia de comunicação integrada e que a mesma contribui para a consolidação do festival. Com esta investigação pretende-se evidenciar a importância e o contributo das Relações Públicas e da Comunicação Integrada na área dos eventos, mais concretamente dos festivais de música.