Browsing by Author "Batista, Mariana Alexandra Sanches"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem e mobilização de redes lexicais e semânticas na construção de conhecimento em Português e História e Geografia de PortugalPublication . Batista, Mariana Alexandra Sanches; Ferreira, PatriciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este encontra-se organizado em duas partes, uma primeira parte em que se descreve a prática realizada no 1º e no 2º CEB, juntamente com a problemática associada e uma final análise crítica de ambas. A segunda parte focar-se-á no estudo desenvolvido, em que se tratam as relações lexicais e semânticas entre palavras e o seu auxílio na construção de conhecimento em História e Geografia de Portugal. Os objetivos gerais do estudo desenvolvido são: (i) Aferir o conhecimento dos alunos sobre relações lexicais e semânticas entre palavras; (ii) Verificar a mobilização do conhecimento sobre relações lexicais e semânticas entre palavras para contextos de aprendizagens em História e Geografia de Portugal; (iii) Compreender a influência de um percurso didático sobre o conhecimento lexical e semântico em Português e História e Geografia de Portugal. Perante isto, fez todo o sentido que o estudo tivesse uma natureza essencialmente qualitativa, com recurso a dados quantitativos, baseando-se num percurso de investigação-ação. Recorreu-se à observação participante, a um questionário inicial, intermédio e final para uma recolha de dados que, posteriormente, foram tratados pela análise de conteúdo. Os participantes estavam inseridos numa turma mista com três anos de escolaridade, num contexto orientado segundo o modelo do MEM e encontravam-se no 4º ano. Foram apurados os seguintes resultados: (i) no fim do 1º CEB, os alunos ainda apresentam dificuldades na utilização de relações lexicais e semânticas entre palavras; (ii) as relações entre palavras contribuem muito positivamente para a aprendizagem de História e Geografia de Portugal; (iii) o recurso ao uso das relações semânticas e lexicais para abordar outras áreas do saber é benéfico para as aprendizagens.