Browsing by Author "Barroso, Maria"
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- Jogar como quem dança, dançar como quem joga: os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento no 2º ano do ensino artístico especializado em dança na disciplina de técnica de dança contemporâneaPublication . Barroso, Maria; Graça, CristinaO presente texto dá forma a um relatório final de estágio a nível de mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa, desenvolvido no ano letivo 2021/2022, em torno do tema “Os jogos tradicionais como potencializadores da ludicidade e das habilidades de movimento” com alunas do 2º ano do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, no Ginasiano Escola de Dança. A motivação inicial da mestranda ao escolher o tema proposto para a aplicação do projeto de estágio, relacionou-se à crença de que os jogos tradicionais, podem constituir uma mais-valia na construção de um conhecimento onde o corpo, em variadas ações de movimento, potencializa vivências que favorecem aprendizagens significativas em contexto formativo de dança. Todo o processo foi acompanhado pela revisita e o aprofundamento no pensamento de Rudolf Laban, bem como de um conjunto expressivo e diversificado de textos de autores contemporâneos de diversas áreas. O estudo da literatura de referência requerida para construção da trama conceitual necessária à elaboração das chaves de leitura da experiência a ser analisada – nomeadamente os conceitos de jogo e ludicidade, jogos tradicionais e habilidades de movimento – possibilitou uma contextualização teórica que se mostrou necessária e adequada à reflexão proposta no projeto de investigação. A mestranda formulou perguntas que foram tomadas como ponto de partida e de chegada da jornada-projeto-investigação, e que funcionaram como impulsionadoras do pensar sobre uma prática que visa propiciar aprendizagens artísticas significativas e o aprofundamento da compreensão sobre o processo educativo implicado no ensino da dança, processo que assume o corpo-sujeito como fio condutor da aprendizagem. As fotografias captadas ao longo do processo, assim como os registos no diário de bordo das participantes, evidenciaram o envolvimento com a experiência. Concluiu-se que, o ato de jogar-dançar, enriqueceu a performance técnica-artística validando a integração dos jogos tradicionais como um recurso que promove aprendizagens significativas em contexto de aula e a construção de conhecimentos no processo formativo em dança.