Browsing by Author "Barros, Mariana Alves"
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- O papel do marketing de conteúdos na criação de relevância social de uma marca: o caso BarbiePublication . Barros, Mariana Alves; Pina, Helena FigueiredoPara além de uma fonte de entretenimento, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo e físico das crianças, os brinquedos são também reflexo das mudanças sociais do mundo à nossa volta, nomeadamente das construções sociais estereotipadas como papéis de género, padrões de beleza ou discriminações raciais. A boneca Barbie surge em 1959 como uma representação da mulher ideal, e cedo conquistou um estatuto de ícone da cultura pop mundial. Apesar de visionária para a época, a boneca foi rapidamente criticada por perpetuar um certo tipo de feminilidade e renegar todas as outras representações da mulher. Atualmente, numa Era dominada tanto pelo digital, como pela luta pela justiça social, a marca Barbie reposicionou-se de forma a responder às necessidades dos consumidores, sobretudo dos pais e mães millennials. Informados, criativos, utilizadores ativos de redes sociais e com uma forte consciência social, estudos confirmam que procuram brinquedos para os filhos que sejam tanto educativos como inclusivos. Assim, a marca apostou numa estratégia de comunicação que combina o marketing de conteúdos com uma estratégia de storytelling focada no consumidor de forma a conquistar o seu público-alvo, aniquilar a visão misógina de feminismo que criou e aumentar a sua relevância social. Este estudo propõe-se a definir qual o papel que o marketing de conteúdos da Barbie tem na perceção de responsabilidade social da mesma junto da geração millennial, através de uma metodologia qualitativa.