Browsing by Author "Barbosa, Tatiana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento da criatividade e da expressividade com recurso a jogos teatrais com alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino artístico especializado do Centro de Dança do PortoPublication . Barbosa, Tatiana; Marques, AnaO presente Relatório Final de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança, no ano letivo 2021/2022. O estágio foi implementado na Escola Cooperante Centro de Dança do Porto, enquadrado nas disciplinas de Expressão Criativa e de Práticas Complementares de Dança, inseridas no 1º, 2º e 3º anos do Curso Básico de Ensino Artístico Especializado de Dança. Procurou-se, com o trabalho desenvolvido com alunos, desenvolver as suas competências de Criatividade e Expressividade, por meio da exploração das qualidades do seu movimento, com recurso aos Jogos Teatrais. Para tal, aliou-se os reconhecidos benefícios e estímulos de áreas como a Dança Criativa e a Expressão Dramática, aos conteúdos de movimento de Laban, promovendo assim a capacidade expressiva e de resposta criativa, individualmente e em grupo. Adotou-se a investigação-ação, atendendo à sua versatilidade e características adequadas ao contexto educativo do estágio, contando com o suporte dos instrumentos de recolha de dados: Diário de Bordo, Grelha de Observação, Registo Vídeo/Fotográfico e Focus Group. A elevada adesão dos alunos, às propostas de jogos teatrais e exercícios apresentadas pela estagiária, conduziu a uma dinâmica adjuvante, para o alcance dos objetivos delineados. Foram criadas as condições para que os alunos adquirissem confiança na exploração das qualidades do seu movimento, e de novas possibilidades de movimento. Os Jogos Teatrais, e os diferentes estímulos a eles associados, permitiram potenciar a resposta criativa e capacidade expressiva dos alunos, na medida em que se revelaram uma ferramenta poderosa para a exploração dos movimentos e suas possibilidades. Os resultados obtidos, que foram aferidos com recurso à reflexão dos próprios alunos, no focus group, demonstram claramente o potencial da Dança Criativa e da Expressão Dramática na formação dos alunos envolvidos neste estágio, enquanto intérpretes, artistas e seres humanos. O trabalho desenvolvido valoriza e fortalece o papel da dança no contexto educativo.