Browsing by Author "Baptista, Marta Saramago de Sousa Mamede"
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- Finka pé na tchon: dança para a transformação pessoal e social na Guiné-BissauPublication . Baptista, Marta Saramago de Sousa Mamede; Dias, AlfredoA ânsia do Ser Humano na busca pela verdade de quem é e daquilo que quer experienciar, permite-lhe descondicionar-se de programas impostos pela sociedade e ganhar confiança para expressar a sua identidade e criatividade, construindo a sua realização pessoal e o(s) seu(s) propósito(s) de vida, e contribuindo para o desenvolvimento da sua comunidade, numa dimensão local, e da Humanidade, numa dimensão global. Sendo muitas vezes difícil para o Ser Humano tomar consciência desta ânsia, ou simplesmente permitir-se escutar a sua voz interior entre o ruído e as limitações do contexto sociocultural em que nasce e cresce, mostra-se possível resgatar essa ligação através do contacto com práticas artísticas e criativas. Neste sentido, foi implementado o projeto Finka Pé na Tchon no Lar Bethel, uma casa de acolhimento de crianças e jovens em Bissau, com o objetivo de promover experiências que abrissem portas à descoberta e ao crescimento pessoal e social, por via da dança: (i) num mundo que oferece escassas oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos e que se revela ainda reticente no reconhecimento da contribuição dos processos artísticos na construção de pessoas e sociedades saudáveis e (ii) num contexto de particular vulnerabilidade social, inserido no território da Guiné-Bissau, que se mostra desencorajador da construção de projetos de vida satisfatórios. Os resultados obtidos permitem responder favoravelmente à premissa de partida deste projeto: A promoção de práticas artísticas possibilita e favorece os processos de expressão e descoberta pessoal de crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade social, facilitando a sua autonomia e apropriação do seu lugar no mundo. Desta forma, e atendendo a que o contacto com a arte, em especial a dança, permite o reconhecimento, expressão e celebração do Eu na sua condição multidimensional, considera-se fundamental a sua incorporação em projetos sociais, em especial com crianças e jovens que se encontram em contextos limitantes de processos naturais e tão necessários como os de autodescoberta, expressão da identidade e desenvolvimento, fundamentais para o ganho de autonomia e confiança na construção dos seus caminhos de vida.