Browsing by Author "Baptista, Marta Amores"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A desconstrução de reportório contemporâneo como estratégia pedagógica para a construção de aulas técnicas de dança contemporânea - “Stoolgame” de Jiri Kylian com alunos do 3º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaPublication . Baptista, Marta Amores; Graça, CristinaO presente relatório foi elaborado com base no trabalho desenvolvido durante o Estágio curricular referente ao Mestrado em Ensino de Dança, na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com uma turma de 3º ano do Curso Básico de Dança, no ano letivo de 2015/ 2016. O processo do estágio focou-se na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, com o intuito de contribuir eficazmente para a progressão na aprendizagem e conhecimento técnico e artístico. Abordou-se uma peça de autor “Stoolgame” de Jiri Kylian, como início e fim de todo o processo de trabalho e como estratégia pedagógica para o seu desenvolvimento. Pretendeu-se oferecer estímulos ao processo de ensino aprendizagem e proporcionar links entre o contexto de aula e o palco; propondo enriquecimento de vocabulário, melhoramento e coesão de capacidades e performance aos alunos, e uma alternativa metodológica e pedagógica na planificação das aulas. A construção de exercícios técnicos através de build up e em paralelo com os objetivos definidos, num trabalho de adaptação às características da turma. A problemática decorreu da reflexão sobre a experiência de lecionação relativamente à execução técnica e desempenho interpretativo. Entre a aula técnica e o produto coreográfico, do estúdio para o palco, suscitou a questão da relação entre técnica e processo artístico, pois o Plano de Estudos do Curso Básico de Dança é constituído por disciplinas técnicas e artísticas que existem isoladas umas das outras. Após cuidada pesquisa bibliográfica, decorreu a ideia de criar “pontes” e ligações entre técnica e interpretação no processo de ensino aprendizagem, através da criação de exercícios que consistem na desconstrução do material de movimento de reportório para posteriormente o reconstruírem de uma forma consciente, permitindo um domínio técnico e interpretativo. Este relatório tem o intuito de mostrar uma possibilidade metodológica e pedagógica na lecionação da disciplina, que pretende as competências técnicas e artísticas trabalhadas e contempladas como um todo e não como capacidades ermas. A metodologia qualitativa de Investigação Ação, baseou-se na Observação Estruturada, Participação Acompanhada e Lecionação Supervisionada, bem como nos instrumentos de recolha de dados, como as Escalas de Medida, os Diários de Bordo e os Registos Audiovisuais.