Browsing by Author "Baptista, Arminda Maria Martins"
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- Os educadores e a promoção do envolvimento parental: uma equipa em formação, uma parceria em construção...Publication . Baptista, Arminda Maria Martins; Lino, DalilaO envolvimento dos pais no jardim-de-infância é atualmente encarado como um aspeto tão fundamental quanto os outros elementos do processo educativo. Atendendo às mudanças que se têm vindo a verificar, quer na sociedade, quer nas estruturas familiares, e sendo vista a escola como um agente de socialização é essencial a promoção da relação escola-família. Apesar da família e a escola serem os principais contextos de desenvolvimento humano, poucos estudos científicos têm-se dedicado a compreender de forma sistemática a relação existente entre ambas. Face a esta conjuntura, considerou-se essencial compreender quais as competências profissionais consideradas relevantes para o estabelecimento de uma relação bem articulada entre a escola e a família. Deste modo tenciona-se aferir as necessidades de formação dos profissionais de um contexto educativo específico para a promoção do envolvimento parental. Para tal foi essencial delinear algumas questões, de modo a tentar avaliar qual é a importância dada, no jardim de infância objeto deste estudo, à relação Escola-Família; de que forma os profissionais promovem esta relação e perceber quais as dificuldades que os pais e os profissionais sentem. Estas questões surgem como aspetos a aferir face aos objetivos traçados. Foi imprescindível perceber as perspetivas dos pais e dos profissionais face a esta temática. Em termos metodológicos, optou-se por realizar um estudo qualitativo, seguindo uma abordagem interpretativa, privilegiando a recolha de dados através da realização de entrevistas aos educadores e de inquérito por questionário aos pais. A investigação revelou que apesar dos profissionais acionarem estratégias de promoção para o envolvimento parental, estas nem sempre vão ao encontro das necessidades e interesses de todas as famílias de um determinado contexto. Por sua vez identificaram-se algumas regras institucionais e caraterísticas das famílias que por vezes dificultam a relação. Considerou-se pertinente a implementação de sessões de formação para profissionais e para pais de acordo com as necessidades e interesses, no sentido de promover a relação escola-família.