Browsing by Author "Bandeira, Joana Filipa Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- “O atelier é importante para nós, dá para fazer muitas coisas” - A importância da área do atelier em jardim de infância: potencialidades e contributos para o desenvolvimento da criançaPublication . Bandeira, Joana Filipa Pereira; Friães, RitaO presente relatório consiste numa análise crítica e reflexiva sobre a Prática Profissional Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, entre 25 de setembro e 18 de janeiro. Durante este período vivenciei o papel de estagiária numa sala de jardim de infância. O relatório em questão visa partilhar e demonstrar as vivências e evidências observadas e registadas de forma reflexiva e fundamentada no decorrer da prática educativa, nomeadamente caraterizar o meio e o contexto socioeducativo, descrever o processo de planeamento, ação e de avaliação da intervenção e, ainda, dar conta do processo investigativo que se desenvolveu em torno de uma problemática emergente do contexto em que estive integrada. Face ao que foi referido, a investigação desenvolvida emergiu de um conjunto de observações que apontavam para a escassa escolha das crianças pela área do atelier (catorze das vinte e cinco crianças demonstravam falta de gosto pela área, enumerando diversas razões). Assim, a presente investigação assume uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa, com recurso à modalidade de investigação-ação, onde através de um plano de ação se procurou colmatar esta fragilidade. Deste modo, pretendi compreender: 1) Qual a influência dos materiais nas escolhas das crianças?; 2) Como é que as crianças exploram os novos materiais da área? 3) Quais as preferências das crianças na área do atelier?; e 4) Que contributos tem a área do atelier para o desenvolvimento das crianças?. Com a utilização de diversas técnicas (observação direta participante, observação sistemática e observação indireta) e de instrumentos (notas de campo e fotografias) foram recolhidos dados fundamentais para responder às questões propostas. Assim, através dos dados recolhidos e, consequente, análise pôde-se constatar que, no grupo da sala 8, a intervenção na área do atelier teve um impacto bastante positivo. Sobressaindo que os materiais disponíveis na área se traduziram numa motivação constante para a exploração do atelier, levando a que existisse um aumento do número de crianças que escolhiam esta área. Sendo que, essa exploração levou a novas aprendizagens e potenciou, constantemente, o desenvolvimento das crianças nas diversas áreas. Ressalta, deste modo, que a área do atelier numa sala de jardim de infância contribui para o desenvolvimento integral das crianças.