Browsing by Author "Baltazar, Isaac Trindade Abrantes"
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- O currículo específico individual práticas de construção e Implementação: um estudo exploratório no segundo cicloPublication . Baltazar, Isaac Trindade Abrantes; Leite, TeresaA inclusão, na sala de aula, de alunos com necessidades educativas especiais constitui um desafio para os professores, com implicações nas suas atitudes e práticas educativas, nomeadamente, no que diz respeito ao modo como abordam a diferenciação curricular e a diferenciação pedagógica. Este processo torna-se ainda mais complexo quando aos alunos é aplicada a medida educativa denominada currículo específico individual. O presente estudo desenvolveu-se num agrupamento de escolas do concelho de Almada, envolvendo cinco docentes do ensino regular e da educação especial, a lecionar em turmas ou pequenos grupos de alunos de 5º ano de escolaridade e pretendeu conhecer os processos que os professores utilizam para elaborar os currículos específicos individuais e as suas preocupações na construção e implementação destes currículos. Como metodologia de recolha dos dados foi utilizada a entrevista, que depois tratámos através de análise de conteúdo. Concluiu-se que os currículos específicos individuais merecem a concordância dos professores, sendo consensual o seu carácter funcional. No processo de elaboração dos currículos, a avaliação inicial do aluno é considerada fundamental, no entanto, são expressas dificuldades em adequar o nível de exigência do currículo às características do aluno. Não é clara a existência de colaboração entre docentes para a construção deste documento. Coexistem duas formas diferentes de planificar: ou é construído um plano diferente ao elaborado para a turma ou existe um plano integrado no plano geral da turma. No âmbito da prática educativa prevalecem duas estratégias também diferentes, uma referente ao ensino individualizado, outra centrada no ensino diferenciado. As preocupações manifestadas pelos professores relacionam-se com a dificuldade em ajudar todos os alunos, na gestão do tempo e na falta de recursos humanos na sala de aula. Para a avaliação dos alunos são construídos registos, no entanto, existem dificuldades na sua concretização e em determinar efetivamente as aprendizagens realizadas pelos alunos. Os professores consideram ainda que deve ser melhorada a informação sobre estes alunos e que deve haver um maior envolvimento da direção na resolução de problemas.