Browsing by Author "Azevedo, Ana Rita Coelho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- De que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocionalPublication . Azevedo, Ana Rita Coelho; Fuertes, MarinaO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II e tem como objetivo documentar, de forma fundamentada e reflexiva, a minha prática educativa enquanto educadora-estagiária. O estágio decorreu ao longo de quinze semanas num estabelecimento educativo da rede privada, na resposta socioeducativa de Educação Pré-Escolar. A caracterização do contexto socioeducativo revelou a existência de desafios no domínio da expressão e regulação emocional das crianças, justificando assim, a necessidade de uma intervenção pedagógica direcionada para esta área. Neste sentido, foram delineadas três intencionalidades educativas fundamentais: promover a identificação e expressão emocional, fomentar a empatia e a resiliência e fortalecer o envolvimento das famílias no processo educativo. A partir desta análise, emergiu a problemática da investigação: de que modo uma intervenção focada nas emoções pode alterar os comportamentos de autorregulação emocional? Com o intuito de responder a esta questão, foi desenvolvida uma investigação de natureza mista, integrando abordagens qualitativas e quantitativas, com um grupo de vinte e uma crianças com idades compreendidas entre os cinco e os seis anos. A implementação da estratégia pedagógica “Torre das Emoções” revelou uma evolução significativa na identificação e expressão emocional das crianças, promovendo competências de autorregulação emocional. A triangulação dos dados permitiu concluir que uma abordagem estruturada à educação emocional contribui para o desenvolvimento da resiliência emocional e favorece a adaptação das crianças a diferentes situações do quotidiano. Adicionalmente, constatou-se que o envolvimento das famílias e a mediação intencional do educador, desempenham um papel essencial na consolidação destas aprendizagens. A reflexão sobre este percurso evidenciou o impacto da educação emocional na prática pedagógica e na construção da identidade profissional docente, destacando-se a importância de uma atuação educativa intencional, sustentada na observação, reflexão crítica e intervenção pedagógica fundamentada. Palavras-