Browsing by Author "Asseiceiro, Ana Rita"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Liderança positiva e a comunicação do líder: estudo de caso do Grupo ImpresaPublication . Asseiceiro, Ana Rita; Miranda, Sandra Marisa LopesNuma sociedade em constante mudança, as organizações devem conseguir adaptar-se a cada momento, de acordo com as respetivas necessidades. Neste sentido, o líder organizacional é o principal precursor de uma dinâmica laboral eficaz. Com base em características e competências específicas, o líder deve promover o exemplo, a competência e o respeito, para que os colaboradores se sintam motivados e atraídos pelo seu trabalho diário. No entanto, diferentes organizações e chefias têm métodos e modelos diferentes para gerir a sua atividade laboral e os seus colaboradores. Para isso, determinou-se como caso de estudo o Grupo Impresa e Francisco Pinto Balsemão, enquanto fundador e atual presidente do Conselho de Administração. Com o objetivo de analisar “Qual o estilo de liderança e de comunicação interpessoal das chefias do Grupo Impresa e como são percecionados pelos colaboradores?”, realizou-se uma investigação com uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), através de uma entrevista ao líder Pinto Balsemão e inquéritos por questionário a uma amostra (N=177) de colaboradores do Grupo. Através da entrevista e dos inquéritos por questionário, pretendeu-se conhecer o estilo de liderança e comunicação interpessoal entre chefias e seus colaboradores, com foco nos principais tópicos da liderança transformacional: influência idealizada; liderança inspiracional; estimulação intelectual e consideração individualizada (Bass, 1999). Conclui-se que, no presente estudo de caso, o Presidente do Conselho de Administração tal como as restantes chefias adotam uma liderança transformacional, com destaque para as competências da influência idealizada, com um forte impacto no ambiente organizacional. Relativamente ao estilo de comunicação, as chefias do Grupo privilegiam uma comunicação aberta e social, com foco na tomada de decisão ponderada, baseada na escuta ativa e diálogo aberto com os restantes profissionais.