Browsing by Author "Arneiro, Daniela Paulo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A exploração de imagens para a construção do conhecimento histórico-geográfico: uma experiência numa turma de 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Arneiro, Daniela Paulo; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, da ESELx. O documento organiza-se em duas partes: a primeira é dedicada à análise descritiva e comparativa das práticas realizadas nos dois ciclos de ensino; na segunda, desenvolve-se o estudo empírico sobre o recurso a imagens no ensino da História e Geografia de Portugal, no 2.º CEB. A investigação realizada neste estudo, decorre das fragilidades apresentadas pelos alunos, nomeadamente de leitura, análise e interpretação de imagens. O objeto de estudo é a imagem enquanto recurso didático, em particular as potencialidades do recurso à mesma em diferentes situações de aprendizagem para desenvolver competências de leitura, análise e interpretação que concorrem para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas pelos alunos. São três os objetivos que orientam este estudo: analisar situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso; identificar as potencialidades das imagens na construção de conhecimento em HGP; e, refletir sobre as competências HG desenvolvidas pelos alunos através de situações de aprendizagem que mobilizam a imagem como recurso didático. A análise dos resultados das propostas de atividades realizadas pelos alunos permite-nos afirmar que o uso de imagens potencia o desenvolvimento de competências de literacia visual, fundamentais para analisar e interpretar imagens, possibilitando a construção e comunicação do conhecimento em HGP mobilizando vocabulário históricogeográfico.
