Browsing by Author "Areias, Paulo Jorge de Barros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Direção absoluta versus direção partilhadaPublication . Areias, Paulo Jorge de Barros; Burfin, Jean-MarcA função de um maestro é muito ampla. Sendo a orquestra o seu instrumento e tendo como objetivo final uma interpretação musical de excelência, compete-lhe gerir um grupo de pessoas, motivá-las e extrair delas o seu máximo potencial. A análise detalhada da obra e, consequentemente, da partitura é fundamental para que se consiga elaborar uma ideia clara da sua interpretação e, posteriormente, transmiti-la aos músicos. A comunicação é também, por isso, um aspeto fundamental para o sucesso do trabalho de um maestro. Uma nuance importante ao modus operandi de um maestro surge quanto se aborda uma obra com solista, neste caso, a interpretação deixa de se basear apenas na sua visão e passa a ser o fruto da partilha de sensibilidades e ideias entre ele e o solista. A forma como se devem gerir todos estes pormenores é o cerne da reflexão deste estudo. O meu projeto artístico será a apresentação pública da Abertura da Ópera Fidelio e o Concerto para Violino em Ré maior, ambas as obras do compositor Ludwig Van Beethoven. Recorrendo a entrevistas a maestros conceituados, pretendo encontrar algumas respostas que me ajudem a refletir e a enfrentar a preparação do já referido projeto artístico da melhor forma possível.