Browsing by Author "Antunes, Miguel Ângelo Delgado"
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- Envolvente de Edifícios Escolares. Estado de conservação e a sua relação com o projeto e a adequabilidade ao usoPublication . Antunes, Miguel Ângelo Delgado; Vilhena, António José Dâmaso Santos Matos; Lopes, Maria da Graça Dias AlfaroAs anomalias construtivas em edifícios têm como principais causas, para além da degradação dos sistemas e materiais de construção devido ao seu uso corrente e envelhecimento, a ausência e/ou incorreta manutenção, a inadequada utilização dos edifícios, o vandalismo, ou, ainda, a má conceção de projeto ou a deficiente execução durante a fase de construção. O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) desenvolveu o «Método de Avaliação do Estado de Conservação de imóveis», que permite determinar, de forma expedita, o estado de conservação de edifícios através da realização de inspeções visuais ao local, efetuadas por técnicos qualificados. No entanto, o MAEC tem em atenção apenas as consequências que as anomalias provocam sobre os elementos funcionais e não a sua origem. No âmbito da presente dissertação, foi realizada a inspeção a um conjunto de escolas de Lisboa, com a aplicação do MAEC, cujos resultados permitiram relacionar as anomalias ocorridas nos elementos funcionais da envolvente dos edifícios escolares, com as respetivas causas, possibilitando a recolha de informações sobre a adequabilidade de soluções de projeto e de processos de reparação ao tipo de uso a que estes edifícios estão sujeitos, e desta forma, definir recomendações de projeto e recomendações para intervenções adequadas a edifícios escolares. Como resultados deste trabalho espera-se melhorar as condições de utilização dos edifícios escolares, ao nível da segurança, conforto e adequação da sua envolvente ao uso pretendido, assim como contribuir para a diminuição das necessidades de intervenção ao longo da vida útil das edificações e dos respetivos custos, facilitar a execução dos trabalhos de conservação e de manutenção, evitar erros de projeto e prevenir patologias construtivas.