Browsing by Author "Andrade, Catarina Pinheiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometriaPublication . Andrade, Catarina Pinheiro; Rodrigues, MargaridaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação que se apresenta, subordinada ao tema “O uso das TIC no ensino da Matemática: O GeoGebra como recurso à aprendizagem da geometria”, foi realizada em ensino a distância e teve como objetivo compreender as potencialidades do GeoGebra no desenvolvimento dos processos de raciocínio e aprendizagem da geometria de alunos do 5.º Ano. Em conformidade, foram formuladas as seguintes questões: (i) Que processos de raciocínio utilizam os alunos na exploração de tarefas envolvendo propriedades geométricas e com recurso ao GeoGebra?; (ii) Quais as potencialidades do GeoGebra para a compreensão de propriedades geométricas?; (iii) Qual o contributo do GeoGebra para o desenvolvimento dos processos de raciocínio dos alunos? A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a análise documental (produções dos alunos) e como instrumentos o inquérito por questionário e as gravações áudio decorrentes das discussões em grande grupo. Os resultados do estudo demonstraram que o uso de um Ambiente de Geometria Dinâmica promove o desenvolvimento e aquisição de conteúdos ligados à geometria, pelo que o GeoGebra apresenta diversas potencialidades promotoras não só da compreensão de conceitos geométricos, como também do desenvolvimento dos processos de raciocínio utilizados pelos alunos.