Browsing by Author "Andrade, Ana Catarina Lemos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Criança e a palavra – que estratégias adotar para o desenvolvimento da linguagem?Publication . Andrade, Ana Catarina Lemos; Rosa, ManuelaO presente relatório, enquadrado no âmbito da unidade curricular da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tem por base a análise reflexiva da minha ação pedagógica em dois contextos educativos, tendo iniciado em Creche, durante aproximadamente um mês, numa instituição particular e prosseguiu-se para o contexto de Jardim de Infância, numa instituição da rede pública, cuja duração foi de aproximadamente três meses. Para uma melhor compreensão de toda a intervenção apresento, em primeiro lugar, uma breve caracterização de ambos os contextos socieducativos dada a importância de contextualizar a ação educativa de forma a serem propostas vivências, aprendizagens e saberes que surjam com significado em cada local e tempo educativo. Em segundo lugar, através da descrição, análise e avaliação das minhas intenções pedagógicas, analiso, de forma crítica, todo o processo vivido nos referidos contextos. Ainda neste ponto do relatório, identifico a problemática mais significativa, exemplificando o meu trabalho com as crianças no âmbito do desenvolvimento da linguagem, mais concretamente no domínio articulatório. Para tal, foram adequadas determinadas estratégias que se prendiam com a aprendizagem de variadas canções, lengalengas e histórias. Neste ponto é ainda descrito como foi estabelecido o trabalho de equipa e o envolvimento das famílias. Por fim, concluo o relatório apresentando uma reflexão acerca de todo o processo de construção da minha identidade profissional, tendo em consideração as aprendizagens mais significativas, das quais realço o aprender a trabalhar em equipa e procurar ser mais espontânea na minha ação. Além disso, reflito acerca das minhas dificuldades e de que forma estas contribuíram para a minha evolução enquanto futura educadora de infância.