Browsing by Author "Alves, Joana Filipa Ribeirinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Como é que o brincar no recreio pode potenciar aprendizagens?Publication . Alves, Joana Filipa Ribeirinho; Rosa, ManuelaO presente relatório aborda, de um modo reflexivo, o meu percurso da Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), realizado na valência de Educação Pré-Escolar, numa sala de jardim-de-infância, num período de 4 meses. Ao longo do mesmo, é visível a ação educativa delineada a partir da caracterização do contexto, a avaliação dessa ação e, posteriormente, é apresentada a investigação desenvolvida neste percurso. Todo este processo resulta no aumento de conhecimento e de experiências, constituindo uma compilação de aprendizagens que incidem na construção da identidade profissional, enquanto futura Educadora de Infância. No que concerne ao percurso metodológico delineado para o estudo concebido, esteve presente uma abordagem qualitativa que foi desenvolvida a partir de um estudo de caso. De forma a responder ao propósito de estudar as brincadeiras no recreio e, mais concretamente, dar resposta à seguinte questão: “Como é que o brincar no recreio pode potenciar aprendizagens?”, foram consideradas as observações diárias, as reflexões e as opiniões das crianças e da Educadora Cooperante, onde apresentaram as suas perspetivas sobre o espaço do recreio. Os resultados obtidos reforçam a importância do brincar enquanto ação natural da criança e como essa ação resulta em aprendizagens significativas, ao nível das diferentes áreas de conteúdo. O estudo conclui ainda que as perspetivas das crianças e dos adultos sobre o que é mais benéfico no espaço do recreio, está em concordância, sendo propostas e ambicionadas, no contexto específico da prática, melhorias significativas para que sejam potenciadas ainda mais aprendizagens.