Browsing by Author "Alves, Daniela Sofia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A promoção de competências de autorregulação de um grupo de jardim de infânciaPublication . Alves, Daniela Sofia; Lino, DalilaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada - Módulo II (PPSII) que decorreu numa instituição particular de solidariedade social em Lisboa, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este relatório compreende a análise crítica e reflexiva do processo de intervenção em contexto de jardim de infância e uma investigação sobre a promoção de competências de autorregulação de um grupo de crianças com idades entre os 3 e os 5 anos. A investigação, de natureza qualitativa, seguiu a metodologia do estudo de caso uma vez que o intuito era aprofundar o tema da promoção de competências de autorregulação de um grupo de jardim de infância, nomeadamente, a forma como essas competências foram promovidas no contexto específico da PPSII. As técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados utilizados na investigação foram a observação direta, notas de campo, reflexões teóricas, entrevista semi-estruturada, conversas informais com a educadora cooperante e a consulta de documentos. Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo através da qual se classifica a informação por categorias para assim responder às questões da investigação. A análise e discussão dos resultados evidenciou que cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento, o mesmo acontece com o desenvolvimento das competências de autorregulação. Para além das suas características individuais e do seu nível de desenvolvimento as suas competências de autorregulação são também influenciadas pelo contexto educativo e pelo contexto familiar. Os resultados do estudo permitem ainda compreender a importância e a extensão do papel do educador e das crianças para promover as competências de autorregulação.