Browsing by Author "Alves, Ana Sofia Chiti Sarmento Trigo"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Já sou capaz de...": Promoção e desenvolvimento da autonomia em jardim de infância - Um estudo num contexto pedagógico de Movimento da Escola ModernaPublication . Alves, Ana Sofia Chiti Sarmento Trigo; Friães, RitaO presente relatório enquadra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada - módulo II (PPS II), do Mestrado em Educação Pré-Escolar que decorreu entre 1 de outubro de 2018 a 21 de janeiro de 2019. Decorreu em contexto de jardim-de-infância com um grupo com vinte e quatro crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade. O objetivo principal deste relatório é o de relatar e refletir sobre a ação pedagógica realizada ao longo destes meses salientando-se as intenções pedagógicas delineadas para a ação e a sua concretização. Apresenta-se também uma investigação realizada ao longo deste período e, por fim, é apresentada uma reflexão sobre o processo de construção da profissionalidade docente resultante do percurso vivenciado em creche e jardim de infância. No decorrer da prática, constatei a grande autonomia do grupo de crianças da sala em que estava a realizar a PPS. Esse facto, aliado ao meu interesse pelo tema, levou-me à definição de uma problemática a investigar centrada na promoção e desenvolvimento da autonomia em jardim-de-infância em contexto pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM), traçando como objetivo central compreender de que forma um contexto pedagógico assente no MEM contribui para a promoção e desenvolvimento da autonomia das crianças em jardim-de-infância. Considerando os propósitos definidos, optou-se pela realização de um estudo caso. Tendo como base uma abordagem qualitativa, foram utilizadas as técnicas de inquérito por questionário e observação direta participante. Os dados foram analisados através das técnicas de análise de conteúdo e análise estatística (distribuição de frequências). Sendo a autonomia essencial no desenvolvimento da criança, concluiu-se que esta pode ser estimulada pelos diferentes intervenientes (família e equipa educativa), sendo que também a organização do ambiente educativo estimula a promoção da autonomia das crianças em jardim-de-infância. O MEM, sendo um modelo pedagógico participativo, torna a criança o principal agente das suas aprendizagens e descobertas, promovendo a sua autonomia.