Browsing by Author "Alvarenga, Marisa Reis"
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- “Almoço começa com a letra A (S.M.)”: estratégias de promoção da abordagem à linguagem escrita numa sala de jardim de infânciaPublication . Alvarenga, Marisa Reis; Simões, AnaO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), integrada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx). A PPS II decorreu entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, numa sala de Jardim de Infância (JI), com um grupo de 20 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 6 anos. Após observar e interagir com o grupo em questão, apercebi-me do seu interesse pela linguagem escrita e como as crianças a enquadravam em diversas situações do seu quotidiano. Assim sendo, optei por fazer incidir a investigação na pesquisa acerca das estratégias utilizadas para a abordagem à linguagem escrita no Jardim de Infância. Os objetivos desta investigação foram: i) Analisar a importância da abordagem à linguagem escrita numa sala de Jardim de Infância e ii) Conhecer e analisar as estratégias de promoção da abordagem à linguagem escrita numa sala de Jardim de Infância. Para poder responder a estes objetivos, optei por utilizar ao longo desta investigação o método do estudo de caso, de natureza qualitativa, recolhendo dados através de observação direta e de uma entrevista semiestruturada à educadora cooperante; os instrumentos de recolha dos dados foram as notas de campo elaboradas e o guião da entrevista semiestruturada. Através da análise dos dados recolhidos, foi possível constatar que a abordagem à linguagem escrita é essencial para as crianças em idade pré-escolar; contudo, não é suposto que as crianças saiam do Jardim de Infância a saber escrever. Este é um processo gradual e importa que seja realizado de forma lúdica, permitindo que as crianças comecem a ter consciência das diversas funcionalidades da escrita bem como a desenvolver a sua consciência fonológica.