Browsing by Author "Alpuim, Andreia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- GOODBYE: processos de criação coreográficaPublication . Alpuim, Andreia; Xavier, MadalenaO projeto Goodbye na especialidade de coreografia foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais (MCCPP) ministrado pela Escola Superior de Dança 2022/2023. O mesmo teve início com a criação de dois exercícios coreográficos, divididos em duas fases, para os alunos de escolas artísticas. A primeira teve como intérpretes os alunos do primeiro ano do ensino artístico - secundário do Balleteatro, no Porto, com o título Goodbye my love, Goodbye. A segunda fase incidiu nos alunos do primeiro e segundo ano do curso de Intérprete de Dança Contemporânea no Performact em Torres Vedras, com o título G o o d bye, BASILIC. Em ambos os grupos, a pesquisa artística parte do conceito de despedida, tendo por base a partilha de relatos e/ou histórias deste(s) momento(s), procurando também a intervenção pessoal dos intérpretes. O trabalho centra-se na exploração do tempo e a sua relação com o corpo e o espaço, num momento de reflexão. Uma despedida coletiva. O corpo como veículo de sentimentos, emoções e memórias. A insistência, a repetição, a exaustão e descoberta através do corpo em movimento. Neste sentido, foi possível experienciar processos diferentes partindo de um lugar-comum. Perceber a derivação dos materiais em cada um dos grupos e seus contextos académicos e profissionais, encontrando novas questões no campo artístico e modos de operar. O projeto desenvolveu-se, criou a sua matéria e encontrou questões teóricas em torno da criação coreográfica contemporânea, nomeadamente sobre processos de improvisação e sobre o lugar do intérprete nas práticas coreográficas atuais. Quais são as práticas coreográficas da atualidade? De onde vêm e para onde vão? Procura-se o enquadramento das questões dos coreógrafos/artistas em torno dos elementos que constituem o processo criativo para um fim (ou início?) – a obra. É necessário fazer um zoom out, olhar todas estas questões e pensamentos com um certo distanciamento, para depois entrar em zoom in numa perspetiva mais próxima e pormenorizada da dança. Por fim, procura-se identificar um dispositivo como desbloqueador para a criação, intitulando-se: esqueleto criativo. Dentro dele pretende-se dissecar e maturar os ossos que o compõem. Evoca-se a análise do corpo do Balleteatro e o corpo do Performact, encontrando preocupações e ossos comuns, pontos de contacto e ligação e ainda lugares que se distanciam. Como é que um esqueleto encontra novos corpos?