Browsing by Author "Almeida, Maryline Sales de"
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- O jornalismo de proximidade como promotor da cultura e identidade de uma região: o caso do Porto CanalPublication . Almeida, Maryline Sales de; Santiago, DanielaEste trabalho parte de uma vontade de analisar os domínios da informação televisiva regional no seio de um projecto de televisão que apesar de ser considerado de âmbito nacional, se afirma de cariz totalmente regional. Desta forma, aborda-se o papel e a importância do jornalismo regional como um jornalismo de proximidade, que presta ao cidadão uma informação diferenciada da dos restantes canais ncionais generalistas de sinal aberto. O Porto Canal - o canal da Região Norte - tem vindo a conquistar o seu lugar de destaque por entre os meios de comunicação social nacionais, e nesse sentido, o meu objectivo de estudo parte precisamente do telejornalismo de proximidade, através deste caso específico. O que se pretende aferir é até que ponto o Porto Canal se aproxima do conceito de televisão de proximidade e se, por sua vez, cumpre as “missões” a esse conceito associadas; perceber e analisar que género de programas informativos e culturais o canal oferece ao seu público; quais são os critérios de noticiabilidade desse jornalismo de proximidade; de que forma se estabelece e funciona a relação entre o canal e a comunidade, se assenta no “pacto comunicacional de proximidade” que visa o reforço da identidade regional e o desenvolvimento da própria região; qual a importância e o papel do jornalismo de proximidade para o desenvolvimento da região, e de que forma tem o Porto Canal contribuído para a discussão e debate públicos, e por conseguinte, para o desenvolvimento e protagonismo da Região Norte. Os resultados permitem concluir que o Canal tem vindo ao longo dos anos a evoluir, e que há uma evidente preocupação em produzir um jornalismo de proximidade. Os critérios de noticiabilidade vão de encontro a essa perspectiva e isso tem-se reflectido nos níveis de audiência. O Porto Canal aposta no rigor e na qualidade da informação, mas consciente de que o papel que desempenha difere do dos restantes canais generalistas de sinal aberto. Assume que a sua missão é diferente, e esforça-se por manter uma participação mais activa na vida dos cidadãos. Desta forma, é possível admitir que se trata de um caso de sucesso no que respeita ao jornalismo de proximidade.