Browsing by Author "Almeida, Maria Filipa da Silva"
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- Conceções e práticas dos professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico sobre processos de auto e coavaliação no 1.º cicloPublication . Almeida, Maria Filipa da Silva; Santos, Pereira, Maria da Conceição FigueiraEste relatório desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na primeira parte, apresentam-se e comparam-se as práticas de ensino desenvolvidas no 1.º e 2.º do CEB, em turmas de 2.º e 5.º. Na segunda parte apresenta-se o estudo, “A implicação dos alunos nos processos de auto e de coavaliação entre pares: conceções e práticas”, com a finalidade de estudar as conceções e práticas de professores do 1.º e do 2.º CEB sobre a implicação dos alunos nos processos de avaliação. Neste sentido, configuraram-se como objetivos específicos: I). Caracterizar as conceções dos professores do 1.º e 2.º CEB sobre a implicação dos alunos nos processos de autoavaliação; II) Caracterizar as conceções dos professores do 1.º e 2.º CEB sobre a implicação dos alunos nos processos de coavaliação entre pares; III). Identificar, nas práticas docentes, processos de autoavaliação; IV). Identificar, nas práticas docentes, processos de coavaliação entre pares. Optou-se por uma metodologia de natureza mista e como técnica de recolha de dados o recurso ao inquérito por questionário com questões de natureza aberta e fechada. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo, seguindo os procedimentos metodológicos de Bardin (2013). Os dados quantitativos foram tratados com recurso ao Statistical Package for the Social Sciences v23. Os resultados do estudo indicam que os professores reconhecem a importância da implicação dos alunos nos processos de avaliação no desenvolvimento da aprendizagem. O Tempo de Estudo Autónomo é a prática mais referida pelos professores. As práticas de autoavaliação são mais regulares do que as de coavaliação e os professores de 1.º CEB colocam em prática processos de autoavaliação de forma mais sistemática do que os do 2.º CEB.