Browsing by Author "Almeida, Ana Margarida Alberto de"
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- Desenvolvimento profissional do educador de infância em creche: entre motivações e inquietaçõesPublication . Almeida, Ana Margarida Alberto de; Lino, DalilaEste estudo tem como finalidade conhecer as representações dos educadores de infância na resposta social de creche, compreendendo como vivem e pensam a sua profissão numa determinada organização educativa e saber de que forma isso contribui para a construção da sua identidade e desenvolvimento profissional. De acordo com esta pretensão, foram formuladas as seguintes questões de modo a clarificar os objetivos do estudo:1) Quais os contributos da formação inicial e da formação contínua para o desempenho profissional dos educadores em creche?; 2) Como se constrói a identidade profissional?; 3) Quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento profissional docente; 4) Qual o perfil desejável de um educador de infância em creche?; 5) Quais os aspetos mais positivos e de maior dificuldade na prática educativa em creche?; 6) Quais os sentimentos experienciados pelas participantes ao longo do percurso profissional em creche? O quadro teórico de referência desta investigação desenvolveu-se em torno do enquadramento da creche, da identidade e desenvolvimento profissional do educador, assim como na formação inicial e contínua deste grupo de docentes. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se num paradigma de natureza qualitativa e interpretativa constituindo-se como um estudo de caso numa organização educativa, do qual se recorreu como técnica de recolha de dados à entrevista semiestruturada, a oito educadoras de infância a exercerem funções em creche, e à posterior análise de conteúdo e interpretação dos resultados. Os resultados evidenciam a importância de se refletir sobre a primeira infância no contexto educativo, legislativo e social na medida em que: é necessário uma melhor preparação dos profissionais de educação sobre a educação dos zero aos três anos na formação inicial, bem como desconstruir a visão assistencialista da creche através da afirmação de uma intencionalidade educativa e assim romper com o desprestígio profissional associada a este grupo de docentes.