Browsing by Author "Alexandre, Mariana Caetano"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das criançasPublication . Alexandre, Mariana Caetano; Dalila LinoO presente documento, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada II, realizada na sala dos quatro anos de um jardim de infância (JI), na Área Metropolitana de Lisboa. Neste documento, é analisado o percurso realizado durante os quatro meses, entre 2 de outubro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, de intervenção pedagógica. A investigação de natureza qualitativa baseia-se num estudo de caso e recorre a um conjunto de técnicas de recolha de dados, encontra-se presente neste relatório as perspetivas teóricas e os resultados obtidos, tendo por base as observações e as intervenções realizadas no contexto pré-escolar para analisar “O papel da dramatização numa sala de quatro anos: contributos para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças” . Este trabalho, caracteriza-se por uma investigação qualitativa que recorre ao paradigma interpretativo da investigação em educação. Como instrumentos para recolha de informação, utilizei a observação direta participante e não participante, as notas de campo e a entrevista feita à educadora cooperante e a um grupo de dez crianças, bem como a consulta dos documentos pedagógicos da organização socioeducativa. O estudo realizado e a análise dos dados permitiram compreender que cada vez mais a dramatização é valorizada e destacada nas práticas das equipas pedagógicas, enquanto atividade fundamental para o processo de desenvolvimento/aprendizagem das crianças. Ademais, evidenciou a importância de desenvolver as competências e capacidades das crianças integralmente para se poder construir relacionamentos saudáveis com as pessoas e com o meio. Este relatório descreve a interligação e, por vezes, conflito, dos papéis de estudante, estagiária e investigadora. Deste modo, vai mais além do que o estudo realizado, aborda o meu percurso na Prática Profissional Supervisionada II e a intervenção feita numa sala de crianças com quatro anos.