Browsing by Author "Alegre, Maria Izaura Costa"
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- A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em São Tomé e Príncipe – conceções e práticas de educadores e professoresPublication . Alegre, Maria Izaura Costa; Madureira, IsabelCom este estudo pretende-se conhecer as perceções e as práticas de educadores e professores sobre a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais (NEE) na escola, no contexto da República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP). O objetivo geral do trabalho é duplo. Por um lado, pretende-se conhecer a perceção dos docentes sobre a inclusão de crianças com NEE no ensino regular, por outro, interessa-nos conhecer as práticas que estes desenvolvem na sala de aula e as necessidades de formação sobre a problemática da inclusão escolar. A abordagem metodológica assentou na investigação qualitativa que envolveu a realização de processos de observação direta e indireta; com efeito, realizaram-se dez entrevistas e quatro observações de aulas de dois Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e de duas Educadoras de Infância de estabelecimentos escolares selecionados na ilha de São Tomé e Príncipe. Este trabalho permitiu identificar o nível de conhecimento que estes educadores e professores do ensino regular têm sobre a legislação em vigor e conhecer as atitudes e conceções positivas que revelam face à inclusão de alunos com NEE nas salas de aula. Estas conceções vão ao encontro da legislação publicada em STP relativamente à organização da educação especial, em particular o artigo 18º da Lei de Bases do Sistema Educativo. Outra constatação fundamental refere-se aos meios e recursos disponíveis face às necessidades de formação. Por um lado, o contexto educativo estudado nem sempre dispunha de recursos humanos e materiais necessários para responder às necessidades dos alunos com NEE. Por outro, nas observações foi possível constatar a existência de um elevado número de alunos, quer nas turmas de Educação Pré-escolar, quer nas de 1º Ciclo do Ensino Básico. A falta de formação inicial e contínua no âmbito da educação inclusiva foi também referida pelos participantes, sendo evidente a urgência de responder a esta necessidade. Se efetivamente se pretende construir uma educação inclusiva, a análise das condições estruturais da escola e das salas de aula deverá constituir objeto de reflexão e de mudança por parte das entidades competentes, no sentido de ser possível reduzir o número de alunos por turma, disponibilizando assim salas de aula mais acolhedoras. Além disso, os resultados sugerem a necessidade urgente de atualizar os programas, os métodos e meios de ensino, explorando as potencialidades didáticas das novas tecnologias da informação. Por fim, e não menos importante, considera-se que a formação em Necessidades Educativas Especiais e Educação Inclusiva é de especial relevância para todos os que trabalham com crianças e jovens em contextos de educação, dado que o conhecimento dos vários tipos de Necessidades Educativas Especiais e das suas problemáticas auxiliam o professor e os técnicos a compreenderem melhor estas crianças e a desenvolver metodologias de ensino inclusivas.