Browsing by Author "Abreu, Andreia Raquel da Silva Fernandes"
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- Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: a evolução das conceções sobre o ciclo da água de alunos do 5º ano de escolaridadePublication . Abreu, Andreia Raquel da Silva Fernandes; Sarreira, PedroO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II para a obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento decorre de um trabalho de reflexão crítica acerca da prática pedagógica desenvolvida numa turma de 5º ano do 2º Ciclo, a qual pertencia a uma escola da periferia de Lisboa. A identificação das potencialidades e fragilidades dos alunos resultou na definição de um conjunto de objetivos a atingir pelos mesmos, a saber: i) participar oralmente de forma ativa na dinâmica da aula revelando iniciativa e espírito crítico; ii) escrever para responder a diferentes propostas de trabalho; iii) desenvolver competências sociais que contribuam para a adequada dinâmica da aula. O estudo realizado foi implementado na disciplina de Ciências Naturais e incidiu na evolução das conceções sobre o ciclo da água dos alunos desta turma. Os resultados do estudo permitiram, por um lado, identificar as suas conceções, quer alternativas, quer científicas, e, por outro, analisar a evolução das mesmas. Ainda que o estudo não tenha emergido da problemática da turma, visto ser uma investigação de interesse pessoal, a nossa intervenção também se realizou no sentido de alcançar os seguintes objetivos: i) identificar as conceções alternativas dos alunos sobre o ciclo da água; ii) promover a mudança concetual na aprendizagem dos alunos. Importa ainda referir que os dados obtidos para a elaboração deste relatório foram recolhidos através de diferentes técnicas, tais como: a observação direta e participante, a entrevista, a análise documental e o questionário, sendo este último a técnica que mais privilegiámos aquando da realização do estudo.