ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado
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Browsing ISEL - Eng. Mecan. - Dissertações de Mestrado by Author "Almeida, João Lucas Solapa"
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- Análise Estrutural de Chassis e Suspensão de Veículo AutomóvelPublication . Almeida, João Lucas Solapa; Milho, João Filipe de Almeida; Portal, Ricardo José FontesNas últimas décadas tem-se verificado um aumento do desenvolvimento de protótipos virtuais em substituição dos protótipos físicos, de forma a verificar a viabilidade de um componente ou sistema. Uma análise estrutural, realizada num âmbito digital, pode apresentar duas vertentes: estática e dinâmica. A primeira é indispensável para assegurar que um elemento é capaz de suportar as cargas de funcionamento, nas condições pretendidas, mantendo a integridade estrutural do sistema. Neste tipo de análise, com recurso à simulação, é aplicado o método dos elementos finitos. Já a segunda, permite verificar se os componentes, que formam um sistema, se movem consoante a sua finalidade, de forma a alcançar o desempenho desejado. No ponto de vista da análise de movimento, estes conjuntos de componentes são denominados por sistemas de corpos múltiplos. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma análise estrutural, de um chassis e suspensão de um veículo automóvel, mais especificamente, de um Lancia Stratos HF. Este estudo é então realizado no âmbito estático, com recurso aos softwares Ansys Workbench e SolidWorks Simulation, e no âmbito dinâmico, onde se utilizou o SolidWorks Motion. Primeiramente, criou-se um modelo CAD do chassis no SolidWorks, que através de um estudo de frequências, foi possível fazer a sua verificação a partir de um modelo já existente no Ansys Workbench, comparando os resultados obtidos nos dois softwares. Com isto, foi possível utilizar o modelo CAD do SolidWorks para diversas análises, no domínio estático, da avaliação estrutural do chassis. No estudo da dinâmica, utilizou-se este mesmo modelo 3D do chassis, bem como os modelos CAD das suspensões que foram posteriormente desenvolvidos, dando origem a um sistema representativo do veículo. Nesta análise submete-se este veículo a diversas condições de velocidade e movimento, a partir das quais é possível avaliar o comportamento dinâmico do veículo e estrutural dos componentes da suspensão.