ESTeSL - Teses de Doutoramento
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Browsing ESTeSL - Teses de Doutoramento by advisor "Borges, Maria Manuel"
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- Colaboração de bibliotecários em equipas de investigação em saúde: perceções, contributos e perspetivasPublication . Antunes, Maria Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelIntrodução: O bibliotecário tem adotado estratégias que refletem a sua relevância profissional, podendo incorporar os seus conhecimentos na investigação. A colaboração em projetos de investigação em saúde, académicos ou clínicos, é um objetivo em desenvolvimento. Objetivos: Percecionar as competências do bibliotecário da saúde e a opinião que os investigadores têm das competências daquele; perspetivar as competências necessárias para uma colaboração bem-sucedida em equipas de investigação; e redigir as recomendações para a atualização/adaptação/renovação de competências do bibliotecário da saúde tendo em vista a colaboração com equipas de investigação. Métodos: Metodologia mista. A abordagem quantitativa assenta num questionário sobre perceções de competências para uma amostra de investigadores e bibliotecários sobre a colaboração com equipas de investigação em saúde. A abordagem qualitativa assenta numa entrevista semiestruturada sobre perceções de competências e perspetivas do contributo do bibliotecário, realizada junto de bibliotecários da saúde e de uma amostra seletiva de investigadores em saúde. Resultados: A perceção dos participantes no estudo aponta para um conjunto de competências superiormente valorizado pelos investigadores e que o bibliotecário domina: 1) competências que se inserem no chamado core da profissão (a seleção de recursos de informação, pesquisa de informação e suas nuances, citar e referenciar, migração de dados para gestores de referências, identificação de revistas e editoras predadoras e uso de canais formais de disseminação da ciência); 2) competências que o bibliotecário domina, mas que adquiriu em contexto profissional (tradução da metodologia PICO numa equação de pesquisa, filtro dos resultados de pesquisa, extração da evidência científica, uso de algum software de análise de dados, migração de dados das pesquisas para software de análise de dados, criação de gráficos e infográficos, identificação das revistas com maior impacto por área do conhecimento e uso dos canais informais de disseminação da ciência). Características como ser organizado e ter interesse em manter-se atualizado são atitudes também valorizadas. Conclusões: Ficou demonstrada a existência de uma interação permanente de competências entre o bibliotecário e os investigadores, que o resultado da colaboração integra um diálogo assente no equilíbrio entre áreas do conhecimento e saberes. A estreita colaboração entre várias disciplinas proporciona uma oportunidade para o bibliotecário melhorar as suas competências de investigação e de trazer valor acrescentado às equipas de investigação, contribuindo para a melhoria da qualidade, validade e aplicabilidade da investigação. Esta parceria oferece descobertas significativas para a Ciência da Informação, contribuindo para a reflexão e consolidação do campo da Ciência da Informação em estreita interdisciplinaridade com as ciências da saúde e com todas as áreas do conhecimento.