ISEL - Engenharia Mecânica
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Browsing ISEL - Engenharia Mecânica by advisor "Azevedo, João Carlos Gonçalves Rama"
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- Estágio no domínio da climatização de edifícios e material circulante na CPPublication . Brito, Bárbara Maria Colaço de; Casaca, Cláudia Sofia Séneca da Luz; Azevedo, João Carlos Gonçalves RamaO conforto térmico é um factor cada vez mais importante na sociedade actual. É utilizado como um critério para avaliar o bem-estar dos seres Humanos, quer estejam no trabalho, em casa, em transportes públicos ou privados, e em muitas outras actividades interiores. Nos dias de hoje é considerado indispensável ao longo de todo o ano. O presente relatório reflecte o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular realizado na empresa Comboios de Portugal, E.P.E. (CP), o qual permitiu fazer a ligação com os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do Mestrado, assim como a consolidação dos conhecimentos relativos à temática de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) e qualidade do ar interior (QAI). Na primeira parte do estágio o trabalho desenvolvido visou a identificação da solução mais adequada de um sistema AVAC para o edifício da CP situado em Santa Apolónia, Lisboa. Foi efectuado um levantamento detalhado das características de construção do edifício, com vista ao cálculo das potências envolvidas. Com base nos resultados, a solução encontrada foi o sistema de Volume de Refrigerante Variável (VRV), o qual foi dimensionado através de dois softwares de diferentes marcas de equipamento, a fim de permitir a comparação entre dois sistemas. Adicionalmente, foram efectuados dois casos de estudo relativos à reabilitação de sistemas split existentes em edifícios da CP incluindo os respectivos custos. Na segunda parte do estágio, foi possível conhecer o material circulante que a CP detém, incluindo uma breve discussão dos sistemas de climatização nos comboios. Relativamente à QAI, e uma vez que não existem normas/directivas que se apliquem especificamente aos comboios, propõe-se que os parâmetros para o ar interior em edifícios se apliquem no material circulante. Finalmente, foram identificados os métodos para a realização de ensaios no interior dos comboios, relativamente à medição da temperatura, da humidade relativa e da velocidade do ar, assim como dos componentes do ar que, em elevadas concentrações, podem ser prejudiciais para a saúde. Em suma, o trabalho realizado contribui com propostas para a melhoria do conforto térmico e da saúde, em particular das pessoas que trabalham ou utilizam as instalações ou comboios da CP.