ISEL - Engenharia Electrotécnica
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEL - Engenharia Electrotécnica by advisor "Cardoso, Nuno Paulo Real da Veiga"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comando de ondulador de tensão trifásico por PWM e técnica U/F com implementação por microcontroladorPublication . Caetano, Sérgio Miguel Inglês; Soares, Vasco Emanuel Anjos; Cardoso, Nuno Paulo Real da VeigaNos dias de hoje as empresas sentem uma necessidade enorme de recorrer à automação para conseguir responder às exigências dos clientes e consumidores. A evolução e a redução dos custos dos componentes eletrónicos possibilitam o desenvolvimento de aplicações como Variadores Eletrónicos de Velocidade para substituição dos tradicionais acionamentos eletromecânicos de motores elétricos. O elemento mais importante de um qualquer variador de eletrónico de velocidade é o módulo ondulador, responsável pela geração da tensão variável em amplitude e frequência para alimentar o motor elétrico e variar a velocidade doacionamento. O controlo e comando do funcionamento do módulo ondulador é usualmente desenvolvido por uma unidade específica, que tem como principal função a criação dos sinais de comando dos semicondutores de potência do ondulador. Com este trabalho pretende-se projetar, desenvolvere ensaiar o comando de um ondulador de tensão trifásico com implementação por microcontrolador e usando a técnica U/F em malha aberta. Na unidade de controlo e comando foi utilizada a PIC18F767, especialmente indicada pelo fabricante para o desenvolvimento de três sinais PW M para o comando de circuitos conversores.
- Medição de parâmetros de componentes passivos RLC em ambiente LabVIEW pelo método da desmodulação síncrona ou coerentePublication . Medeira, Rui Cláudio Fernandes; Soares, Vasco Emanuel Anjos; Cardoso, Nuno Paulo Real da VeigaA presente dissertação apresenta o desenvolvimento de um medidor de componentes passivos RLC. Este medidor baseia-se num protótipo desenvolvido para possibilitar a medição da impedância de um dispositivo em teste. Tendo uma carta de aquisição de sinal como interface, o protótipo comunica com um computador que controla todo o processo de medição desde a aquisição e processamento de sinais ao cálculo e visualização dos parâmetros. A topologia de medição implementada é a da ponte auto-balanceada e no processamento recorre-se ao método da desmodulação síncrona ou coerente. A sua viabilidade é suportada por um estudo teórico prévio, pela discussão das opções tomadas no projecto e pelos resultados obtidos através do algoritmo desenvolvido utilizando o software LabVIEW de programação gráfica.
- Transformador diferencial de variação linear: condicionamento de sinal e desmodulação síncronaPublication . Dias, Rogério Paulo Ferraz; Soares, Vasco Emanuel Anjos; Cardoso, Nuno Paulo Real da VeigaA presente dissertação foi desenvolvida em torno de uma técnica para desmodulação (desmodulação síncrona) capaz de obter a informação necessária do sinal de saída de um sensor indutivo de posição (Transformador Diferencial de Variação Linear). Foram estudadas duas topologias de excitação do transdutor: excitação em tensão e em corrente. Para cada uma, foi analisada a sensibilidade à variação de posição e à frequência de excitação. Foram realizados ensaios para a obtenção dos parâmetros associados ao sensor em estudo. Foram efetuados vários dimensionamentos, nomeadamente associados ao condicionador de sinal, tratamento do sinal de saída e circuitos de desfasamento. Para a simulação do circuito projetado, foi utilizado o software MatLab Simulink. A componente experimental consistiu na realização de um protótipo numa placa de circuito impresso, incluindo o circuito desmodulador, do qual foram recolhidas curvas da saída para vários pontos de funcionamento e comparadas com as homólogas obtidas por simulação.