ESTC - Teses de Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTC - Teses de Doutoramento by advisor "Oliveira, Ana Maria Macara de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O terceiro corpo na escrita cénica contemporânea: uma proposta de intervenção para a formação do intérpretePublication . Bucchieri, Jean Paul; Oliveira, Ana Maria Macara de; Antunes, DavidEsta dissertação é o resultado de uma experiência prática que se baseia numa reflexão teórica acerca das dificuldades que a formação do intérprete vive actualmente face a todas as interdisciplinaridades dos discursos da criação cénica contemporânea. Vivemos numa época na qual se fomenta a transversalidade das disciplinas artísticas, que coloca questões acerca das definições desde há muito estabelecidas para cada uma: o resultado é uma evidente dificuldade em estabelecer percursos estáveis e assentes em paradigmas credíveis. O estudo foca-se numa proposta de intervenção a partir de um conceito: o de Terceiro Corpo, que pretende ser o lugar de convergência da multiplicidade epistemológica na qual a escrita cénica contemporânea se estabelece. Esta escrita cénica alimenta-se das agitações epistemológicas que criou e com as quais procura fazer perdurar e prolongar os seus percursos. Nesta reflexão investigo os conceitos de disponibilidade — possibilidade — decisão/escolha — responsabilidade — como parte estruturante de uma proposta de intervenção relativa à formação do intérprete procurando libertá-lo da dicotomia tradicional que separa a dança e o teatro e, assim, criar ferramentas através das quais o intérprete consegue responder às propostas do autor, definindo o seu percurso através do desenvolvimento de uma consciência cénica própria. Trata-se de conduzir o intérprete ao estatuto de criador nos processos de construção das obras artísticas que, na escrita cénica contemporânea, desistiram das formatações hierárquicas, instituindo um princípio de igualdade, desejando alcançar a emancipação. Procuro estruturar uma proposta de intervenção que reforce no intérprete o conceito de «posicionamento perante os saberes» nos quais é convocado a participar.