Repository logo

RCIPL

Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

About

The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Pensar criticamente história e geografia de Portugal: motivar para compreender o passado e perspetivar o futuro
Publication . Guarita, Eduardo Godinho; Hortas, Maria João de Oliveira Antunes Barroso
A aprendizagem da História e Geografia de Portugal é considerada, usualmente, como uma aprendizagem transmissiva e enfocada na memorização, no entanto, devido à sua natureza narrativa em que o poder da decisão é chave pode servir como uma motivação para um pensamento sobre o presente, visando perspetivar o futuro. A presente investigação centrou-se na problematização do passado como motivação para pensar o presente e perspetivar o futuro, desenvolvendo competências de Pensamento Crítico e Empatia. Pretendeu-se (i) Caraterizar as situações de aprendizagem promotoras da problematização do passado (ii) Analisar o pensamento apresentado pelos alunos a partir da problematização do passado (iii) Compreender as relações estabelecidas pelos alunos entre o passado e o presente e a forma como perspetivam o futuro e (iv) Analisar as competências de pensamento critico e de empatia desenvolvidas pelos alunos. Seguindo uma metodologia baseada na Investigação-Ação desenvolveu-se uma sequência de cinco atividades acompanhada de dois questionários iniciais e um final, extraindo-se dados relacionados com um Pensamento Histórico, Pensamento Crítico e Empatia. Os dados foram analisados através da análise documental, análise de conteúdo e metarreflexão. Considerou-se, assim, o desenvolvimento das competências de Pensamento Crítico e Empatia no âmbito da disciplina de História de Geografia de Portugal. No entanto, ficou também assente que os alunos não conseguiam enunciar uma mobilização destas competências para pensar o presente e perspetivar o futuro, apontando para a necessidade de aproximar o aluno de contextos reais e problematizáveis, de modo a consciencializalo do seu papel como cidadão crítico e participativo no mundo.
Rede social do idoso… espaço de oportunidades na prevenção do isolamento social
Publication . Reis, Edgar Filipe Figueiredo Dos; Hortas, Maria João de Oliveira Antunes Barroso
Na atualidade, o número de população envelhecida e a esperança média de vida têm vindo a aumentar, quer a nível nacional como europeu. Neste contexto, torna-se relevante equacionar a forma como as relações de proximidade podem ajudar a atenuar e prevenir as situações de isolamento social na população idosa. Inscrevendo-se nesta temática, o presente estudo tem como objetivos: (i) caracterizar e mapear as respostas sociais de apoio aos idosos na freguesia de Corroios; (ii) caracterizar as conceções dos idosos sobre a sua rede social de apoio; (iii) compreender, na perspetiva dos idosos, os contributos da rede social de apoio na diminuição do isolamento social. Para dar resposta aos objetivos definidos, desenvolveu-se um estudo de natureza qualitativa, com recurso a entrevistas semi-estruturadas a 45 idosos residentes na freguesia de Corroios, que foram posteriormente submetidas a análise de conteúdo. Os resultados revelam que a rede social destes idosos é composta fundamental pela família, amigos e vizinhos. Vivem, maioritariamente, acompanhados, mas ainda assim, afirmam que a sua rede social é fundamental nos diversos contactos que realizam diariamente, quer seja pessoalmente ou telefonicamente. Das diferentes estratégias para diminuir o isolamento social, destaca-se o convívio nos parques/jardins e cafés e as ocupações da rotina diária. Através das ocupações mencionadas pelos idosos, é possível identificar que estas são maioritariamente realizadas com o intuito de se encontrarem com outras pessoas, destacando-se a atividade motora (realização de caminhada) e a sociabilização, quer a partir de casa como em espaços exteriores, priorizando também a sua autonomia.
Compatibilidade de ETICS com suportes heterogéneos
Publication . Fonseca, Susana Isabel Gaspar da; Ribeiro, Paulo Alexandre Pereira Malta da Silveira
A presente dissertação, com o título “Compatibilidade de ETICS com Suportes Heterogéneos”, está inserida na área de revestimentos de paredes de edifícios, sendo o único foco os Sistemas Compósitos de Isolamento Térmico pelo Exterior (ETICS) aplicáveis em paramentos exteriores de edifícios. O estudo desenvolvido e apresentado neste documento teve como propósito a análise das características da argamassa de colagem deste tipo de sistemas quando aplicada em diferentes suportes, determinando assim a influência do suporte no desempenho de ETICS. Para tal, foram analisados 2 tipos de suportes (suportes de tijolo cerâmico e de betão) separadamente, de forma a simular as zonas onde há suportes com características diferentes (designado por heterogeneidade do suporte), como as zonas de ligação parede – pilar/viga, características de obra nova. Este estudo permite dar resposta e compreender as causas intrínsecas de problemas que surgem em ETICS quando aplicados em diferentes suportes, pois suportes diferentes originam diferentes ligações ao sistema. Para este estudo, foi desenvolvida uma campanha experimental de acordo com as regras e procedimentos de ensaio especificados no EAD 040083-00-0404. Em alguns casos, foram adaptados os métodos de ensaio e requisitos com base nos existentes e, quando necessário, foram desenvolvidos métodos de ensaio específicos. A campanha experimental permitiu caracterizar os dois tipos de suportes e a argamassa de colagem aplicada sobre os mesmos, para analisar o desempenho e a compatibilidade da argamassa de colagem de ETICS ao suporte, sobretudo ao nível do desempenho à água da argamassa de colagem assim como da aderência da argamassa de colagem ao suporte.
Cross-device platform for collaborative and immersive experiences in mixed reality
Publication . Lucas, Letícia; Costa, Carla; Jorge, Pedro Mendes
This work aims to develop a platform for managing Augmented Reality (AR) and Virtual Reality (VR) devices, enabling multiple users to engage in collaborative and immersive experiences occurring both in the physical and digital world. The proposed solution addresses challenges in synchronization, data transmission, and real-time rendering, so that the multiple participants - either co-located or geographically dispersed - can share a unified, high-fidelity experience. This research intends to advance mixed reality technologies for education, entertainment, and business purposes. To demonstrate this cross-device approach, an application using the MagicLeap2 and MetaQuest3 devices is implemented. This application allows various users to collaboratively interact within the same mixed reality environment. Unity3D is the core framework of this system, and OpenXR is the layer that ensures hardware compatibility.
Advanced studies in breakwaters and coastal protection
Publication . Reis, Maria Teresa; Santos, João Alfredo; Fazeres-Ferradosa, Tiago
Globally, mean sea level rise has been accelerating, populations living in coastal zones have been gradually growing, including in low-lying coasts, and the demands for deeper harbors have been quickly increasing to accommodate the future deeper-draft vessels that are being bought online by shipping companies [...]