Repository logo

RCIPL

Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

About

The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Os figurinos de Helena Reis
Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
Helena Reis é uma notabilíssima cenógrafa e figurinista portuguesa, tendo uma obra muito extensa e colaborações em espetáculos significativos. É ainda de realçar a sua atividade como pintora, estando representada em várias coleções.
António Casimiro, 91 anos
Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Morais Alexandre, Paulo Jorge
António Casimiro é um dos mais relevantes designers de cena portugueses. Tem uma obra extensíssima em várias áreas nomeadamente na cenografia e figurinos, mas também na esfera da pintura e do desenho, com várias exposições realizadas, sendo que a sua obra na esfera da realização plástica do espetáculo abrange Cinema, Teatro, Dança e também Televisão.
Walking Mad: uma viagem entre o riso e o limiar do colapso
Publication . Xavier, Madalena; Companhia Nacional de Bailado
O programa de sala do espetáculo Walking Mad/Cacti da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que decorreu entre 19 e 29 de junho de 2025, no Teatro Camões, inclui um texto escrito por Madalena Xavier professora coordenadora da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. "Walking Mad: Uma viagem entre o riso e o limiar do colapso" é um texto sobre a peça coreográfica Walking Mad do coreógrafo sueco Johan Inger.
A tributação de grupos multinacionais no contexto da união europeia
Publication . Gabriel, Sofia; Tormenta, Júlio César
Numa época em que a globalização da economia coloca múltiplos desafios em matéria tributária, por, nomeadamente, ser possível realizar atividades empresariais sem necessariamente existir uma presença física, torna-se desafiante aos Estados combater a evasão fiscal transfronteiriça e manter o equilíbrio na arrecadação dos impostos. Este desafio torna-se ainda mais evidente no caso de grupos de empresas multinacionais, que facilmente tiram vantagem do facto de a legislação em matéria tributária ainda estar muito alicerçada na conexão territorial, por conseguirem transferir de forma artificial os seus lucros para jurisdições de baixa tributação, com o objetivo de minimizar a sua carga fiscal. Após ter sido desenvolvido o Projeto BEPS, que não se mostrou suficiente para a resolução deste desafio, surgiu o Projeto BEPS 2.0. Esta iniciativa deu origem ao Pilar Dois, cujo objetivo é garantir que exista um nível mínimo de tributação para os grupos de empresas multinacionais. No contexto europeu, a Diretiva (UE) 2022/2523 do Conselho, de 15 de dezembro de 2022, prevê a aplicação das regras GloBE do Pilar Dois entre os Estados-Membros da União Europeia. Nesta investigação pretendeu-se compreender o inovador regime de tributação dos grupos de empresas multinacionais, em especial no contexto europeu, que poderá vir a ser um instrumento eficaz no combate ao fenómeno BEPS. Considerando que ainda não existe jurisprudência nesta matéria, é analisado como estudo de caso o «Imposto Especial» Húngaro, cuja jurisprudência do TJUE será certamente muito útil para decisões futuras quando estiver em causa a compatibilidade da Diretiva (UE) 2022/2523 com o direito da União Europeia. A metodologia adotada assenta numa abordagem qualitativa, com um estudo de natureza dedutiva e pesquisa explicativa e exploratória, que privilegia a análise teórica de conteúdo documental sempre conjugada com casos práticos e estudos de caso, a componente prática da investigação.
O que procuro em Cabo Verde e em teatro e comunidade a partir da história biográfica - a minha e a das pessoas que tenho a enorme honra de trabalhar e conhecer
Publication . Figueira, Flávia Gusmão; Rosa, Armando Nascimento
Este relatório descreve o processo criativo do projeto KILHA apresentado on line, em colaboração com o grupo de adultos da formação Kanizade do Centro Cultural do Mindelo. Este processo teve como ponto de partida o meu trabalho artístico, realizado ao longo de dez anos, sobre a biografia real e ficcionada, desde que, em que em 2011, por motivos “meramente” pessoais fui pela primeira vez a Cabo Verde, onde o meu avô nasceu no final do século XIX. Este movimento pessoal transbordou para o profissional e adquire, agora, neste projeto, uma reflexão acerca de técnicas teatrais desenvolvidas a partir da ideia de “biografia em cena”, de questões como a língua materna, a cultura cabo-verdiana, o isolamento, cruzando-as com a relação entre o fazer teatral e a linguagem vídeo. Este relatório contextualiza o projeto e descreve cada um dos seis vídeos KILHA, aos quais atribui, como foco, uma das palavra-chave.