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Institutional Repository of the Lisbon Polytechnic

 

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The aim of this Scientific Repository is to disseminate the scientific production produced by the Instituto Politécnico de Lisboa academic community, to increase the visibility and the investigation impact, to ensure the storage of the intellectual memory and to promote the open access to the information.

Recent Submissions

Sistema ciberfísico para controlo autónomo de embarcações unmanned surface vehicle
Publication . Figueiredo, Alexandre Miguel Calejo de; Gonçalves, Carlos Jorge de Sousa; Teodoro, Pedro Daniel Dinis
Este Trabalho Final de Mestrado (TFM) descreve o desenvolvimento de um sistema ciberfísico para controlo autónomo de embarcações do tipo Unmanned Surface Vehicle (USV). O sistema foi concebido de forma modular, expansível e orientado para a integração de múltiplos motores, sensores e interfaces de comunicação, assegurando robustez, baixo custo e adaptabilidade a diferentes cenários operacionais. Todo o código desenvolvido encontra-se disponível em repositório open source, promovendo transparência, colaboração e reutilização científica. A arquitetura proposta baseia-se na utilização de um microcontrolador Espressif32 (ESP32) com suporte nativo a Inter-Integrated Circuit (I2C), Universal Asynchronous Receiver/Transmitter (UART) e Long Range (LoRa), para controlo dos diferentes módulos, incluindo sensores e atuadores. Entre os principais módulos incluem-se: i) propulsores brushless controlados por Electronic Speed Controller (ESC), capazes de fornecer empuxo bidirecional; ii) um Inertial Measurement Unit (IMU), que fornece medições de guinada (yaw), arfagem (pitch) e rotação (roll) para garantir a estabilidade e a correçcão de trajetória; iii) um recetor Global Positioning System (GPS), responsável pela navegação precisa através de coordenadas geoespaciais; e iv) um módulo de comunicação Long Range (LoRa), que assegura telemetria de longo alcance e receção de rotas em tempo real com baixo consumo energético. Do ponto de vista de software, a solução foi estruturada em módulos independentes que encapsulam funções de propulsão, sensorização, comunicação e controlo. Esta abordagem promove a reutilização de código, facilita a manutenção e garante a escalabilidade do sistema. A comunicação foi otimizada através do uso de Protocol Buffers (Protobuf), reduzindo significativamente o tempo de transmissão (Time on Air (ToA)) em mensagens Long Range (LoRa), o que contribui para maior eficiência energética, menor probabilidade de colisões e aumento do alcance efetivo. A validação experimental incluiu testes incrementais de hardware e software, desde o controlo isolado de propulsores até à integração de todos os módulos num protótipo funcional. Os resultados práticos, obtidos em ambiente real no Naval-Robotics Exercise 2025 (Naval-REX25), demonstraram a capacidade do sistema em seguir rotas definidas por waypoints Global Positioning System (GPS), armazenar dados de telemetria e operar em modo manual ou automático. Este processo de validação operacional, em colaboração com a Marinha Portuguesa, reforça a aplicabilidade do sistema em cenários próximos de missão real. Conclui-se que o sistema desenvolvido constitui uma base sólida para futuras evoluções em Unmanned Surface Vehicle (USV), nomeadamente a aplica¸c˜ao de controladores avan¸cados (Proportional-Integral-Derivative (PID) ou Linear Quadratic Regulator (LQR)), a integração em plataformas marítimas de maior escala, e a utilização em cenários reais de monitorização ambiental, investigação científica e operações costeiras. Perspetiva-se ainda a exploração de técnicas de inteligência artificial e aprendizagem automática para otimização da navegação e da tomada de decisão em tempo real. O contexto português, em particular a sua vasta Zona Económica Exclusiva (ZEE), constitui um campo de aplicação natural para este tipo de soluções, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional.
Técnicas de dança contemporânea e corpo horizontal: a construção de estratégias para potencializar a versatilidade e a naturalidade do bailarino em contexto de transição do ambiente acadêmico para a vida profissional em alunos do 6º, 7º e 8º anos do Dance Spot Conservatório de Dança
Publication . Pereira, Carla; Neto, Ângelo
O presente relatório de estágio, desenvolvido no ano letivo 2024/2025 no Dance Spot Conservatório de Dança, em Lisboa, analisa de que modo a formação oferecida pelas Escolas de Ensino Artístico Especializado em Dança responde às exigências contemporâneas do setor profissional. A investigação centrou-se em turmas de alunos dos 6º, 7º e 8º anos, tendo como temática a transição entre o meio académico e o tecido profissional. O objetivo principal consistiu na criação de ferramentas que tornassem essa transição mais fluida e integradora, promovendo naturalidade, versatilidade e o desenvolvimento de vertentes criativas essenciais à formação de intérpretes-criadores. A fundamentação teórica baseou-se em bibliografia especializada e em entrevistas a professores, coreógrafos e diretores de companhias portuguesas de dança contemporânea, que, uma vez contrastadas com inquéritos aos alunos, evidenciaram divergências quanto ao entendimento do ‗fazer artístico‘ e às competências valorizadas no mercado. Aplicou-se a metodologia de investigação-ação, recorrendo a instrumentos de recolha de dados como diário de bordo, grelhas de observação, grupo de discussão, gravações audiovisuais, inquéritos aos alunos e as entrevistas acima mencionados. A intervenção pedagógica integrou princípios somáticos — como o grounding do Tai Chi Chuan, o primary control da Técnica de Alexander e abordagens do Movement — articulados com técnicas contemporâneas vanguardistas (Flying Low e Fighting Monkey) e o uso da improvisação e composição coreográfica. Estas estratégias visaram reconfigurar a verticalidade tradicional do corpo treinado, favorecendo maior naturalidade e estimulando a construção de identidades artísticas singulares. Os resultados revelaram uma lacuna persistente entre a formação oferecida e as demandas do mercado, bem como a necessidade de currículos mais diversificados e atualizados. Verificou-se ainda a subvalorização de técnicas contemporâneas recentes e das práticas de improvisação e composição, frequentemente introduzidas tardiamente no currículo. Contudo, a intervenção produziu avanços significativos: aumento da segurança e da consciência corporal relatados pelos alunos, progressão na qualidade de movimento e adesão positiva à inclusão de práticas criativas nas aulas técnicas. Conclui-se pela necessidade de alinhamento curricular com as transformações do setor artístico e de investimento contínuo na atualização docente, promovendo formações que respondam de forma efetiva ao perfil profissional do intérprete-criador contemporâneo. Palavras-Chave: dança contemporânea, bailarino versátil, corpo naturalizado, corpo horizontal.
Estratégias de ensino da técnica de dança contemporânea em meio aquático com alunas do 3º e 4º anos do Curso Básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Publication . Faria, Beatriz; Marques, Ana
Este estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Dança e teve como objetivo enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da técnica de dança contemporânea,integrando o meio aquático na prática pedagógica. A intervenção centrou-se na compreensão dos efeitos da realização de elementos técnicos da dança contemporânea em meio aquático, procurando identificar possíveis diferenças na aquisição de conhecimentos e na perceção do movimento pelas alunas do 3.º e 4.º anos do Curso Básico de Dança da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, no ano letivo 2024/2025. Pretendeu-se explorar o potencial pedagógico do meio aquático como contexto complementar ao estúdio, promovendo o alargamento da perceção corporal, sensorial e técnica das alunas, através da diversificação de estímulos e da transferência de aprendizagens entre os dois ambientes. A recolha de dados foi realizada através de um Diário de Bordo, Planos de Aula, Gravações em Vídeo, um Fórum de Discussão com a turma do 4.º ano, uma entrevista com a professora titular da turma do 3.º ano e questionários aplicados às alunas do 3.º ano, permitindo recolher dados qualitativos sobre o impacto de cada contexto no processo de aprendizagem. Os resultados obtidos indicam que o meio aquático foi reconhecido, por parte do público-alvo implicado no estágio, como uma estratégia de pedagogia da dança eficaz para o desenvolvimento técnico da dança contemporânea, favorecendo uma consciência corporal mais ampla e contribuindo para uma prática artística mais sensível, adaptável e integrada
Comunicação, literacia mediática e cidadania: lançamento da Cátedra UNESCO
Publication . Bonacho, Fernanda; Lima, Filipe Barrocas
A UNESCO distingue projetos que investem na investigação e na reflexão, na educação e partilha de conhecimento, e na criação de pontes entre a academia e as comunidades. Na cerimónia daquele dia ficou claro que é nestas três áreas que a Cátedra da ESCS-IPL quer apostar. Este ebook procura ser testemunho dos compromissos assumidos no lançamento da Cátedra e registar a riqueza da diversidade vivida naquela tarde. Na primeira parte do livro, recupera-se o discurso da investigadora Maria Augusta Babo – um texto que, partindo da etimologia das palavras, convida a uma reflexão sobre os sentidos da comunicação, da literacia e da cidadania. Na segunda parte, Paolo Celot, fundador e diretor da European Association for Viewers Interests (EAVI), apresenta dados reveladores sobre o uso das plataformas digitais e desafia-nos a repensar a cidadania a partir da pergunta “Can Big Tech Serve the Common Good?” (“Podem as Grandes Tecnológicas servir o Bem Comum?”). Estabelecidas as bases teóricas e estimulado o pensamento crítico, entramos na terceira parte. Fernanda Bonacho e João Abreu, titular e cotitular da Cátedra, ambos docentes da ESCS-IPL, apresentam a Cátedra UNESCO Comunicação, Literacia Mediática e Cidadania – a sua equipa, o plano de ação e os resultados esperados. As duas partes seguintes – Galeria e Posfácio – evidenciam o espírito de interdisciplinaridade, cocriação e compromisso com a comunidade que esta Cátedra quer trabalhar. Na Galeria, celebramos um momento especial: a atuação do projeto Música na Comunidade, fruto da parceria entre a Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) e a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), ambas do IPL. Os alunos surpreenderam o público com uma fusão sensível de vídeo, música e expressão corporal, criado durante uma residência artística dedicada ao tema da liberdade. Por último, no Posfácio, refletimos sobre o papel do design enquanto mediador cultural e contamos como foi a construção deste ebook – um processo colaborativo dos alunos de Relações Públicas e Comunicação Empresarial.
A construção da conexão e confiança no Pas de Deux: estratégias para o desenvolvimento técnico e artístico na aula de técnica de dança clássica – com os alunos do 6.º ano da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional
Publication . Neves da Silva, Carlos; Amorim, Vera
Este relatório final de estágio tem como intuito a lecionação, no ano letivo 2024/2025, da disciplina de Pas de Deux, na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional. Este estágio direcionou-se para estudantes do 6º ano do ensino integrado, isto é 10º ano do ensino regular, com idades compreendidas entre os 14-15 anos. O intuito desta investigação é o melhorar da execução técnica e artística dos estudantes, através do desenvolvimento e melhoria dos elementos de dança em contexto de aula, a partir de exercícios complementares. A ideia é a de envolver todos os saberes inerentes à interdisciplinaridade que neste caso específico engloba ter adquirido e integrar saberes de outras disciplinas tão necessárias para que o bailarino clássico tenha um desempenho artístico adequado. Para valorizar a formação e a performance do bailarino deve integrar na sua prática musicalidade, dramatismo e conhecimento anatómico do seu corpo tal como dos seus pares. A inserção de exercícios complementares visa não apenas fortalecer aspetos físicos, mas também promover valores como confiança, respeito e integração entre pares. A importância do reforço da condição física, será também um foco no contexto deste estágio devido à importância da estrutura musculoesquelética na prevenção de lesões, na manutenção e controlo da forma e estética, bem como a do respetivo par. Este reforço na condição física resultará a curto, médio e longo prazo numa melhor postura, autoconfiança, capacidade técnica e estabilidade principalmente ao nível das articulações. Deste, modo pretende-se que o bailarino reforce as suas capacidades físicas e entenda que pode de uma forma mais abrangente e holística, reforçar todas as vertentes que compõem um excelente desempenho. Também através da transdisciplinaridade se pretende que o bailarino entenda que deve integrar modos e metodologia transversais a outras áreas, utilizando-os na componente do movimento com conhecimentos e expressividade que vão para além de cada disciplina. A metodologia aplicada foi a de investigação-ação, recorrendo-se a diários de bordo com tabelas de observação e vídeo como instrumentos de recolha de dados. Após o período de trabalho de campo no estágio, irão ser apresentados os resultados adquiridos e as consequentes reflexões e conclusões do mesmo.