Repository logo
 
Publication

A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal

dc.contributor.authorFerreira, Manuela
dc.contributor.authorTomás, Catarina
dc.date.accessioned2018-03-20T11:21:35Z
dc.date.available2018-03-20T11:21:35Z
dc.date.issued2017-09
dc.description.abstractNa interlocução entre a Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, este artigo visa compreender o rumo das recentes mudanças políticas da EI no quadro internacional e nacional, sobretudo a partir dos anos 90, e alguns dos seus efeitos ao nível das práticas pedagógicas. A reconstituição do trajeto que vai desde a formulação de políticas, à definição de orientações curriculares até à reconfiguração de práticas pedagógicas assenta na análise de documentos oficiais – legislação e OCEPE (1997 e 2016) – produzidos pelo Ministério da Educação (ME) e de observações realizadas em JI, públicos e privados, entre 2013 e 2016, abrangendo uma heterogeneidade de contextos socioeconómicos, geográficos, culturais e organizacionais. Na “viagem” analítica que assim propomos trata-se de identificar os principais marcos e tendências que parecem estar a colonizar o campo da EI nos últimos 20 anos – 1997-2016 – e de percecionar a sua apropriação local por via das mudanças nas práticas das/os educadoras/es de infância, no papel das crianças e na função do JI de modo a contribuir para a desinstrumentalização da EI, interrogando os seus sentidos e a sua identidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFerreira, M. & Tomás, C. (2017). A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal. Cadernos de Educação de Infância, 112, número especial, 19-33.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8258
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Profissionais de Educação de Infânciapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectTransição paradigmáticapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage33pt_PT
oaire.citation.issue112pt_PT
oaire.citation.startPage19pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Educação de Infânciapt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameTomás
person.givenNameManuela
person.givenNameCatarina
person.identifierI-7904-2018
person.identifier.ciencia-idB514-79B8-F342
person.identifier.ciencia-id3F16-59D0-6D9E
person.identifier.orcid0000-0001-9498-8061
person.identifier.orcid0000-0002-9220-964X
person.identifier.scopus-author-id7402787225
person.identifier.scopus-author-id15027833000
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7e151bd4-4486-4f60-b8f4-ab645272750c
relation.isAuthorOfPublicationb5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e151bd4-4486-4f60-b8f4-ab645272750c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A Educação de infância em tempos de transição paradigmática.pdf
Size:
13.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections