Publication
A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Tomás, Catarina | |
dc.date.accessioned | 2018-03-20T11:21:35Z | |
dc.date.available | 2018-03-20T11:21:35Z | |
dc.date.issued | 2017-09 | |
dc.description.abstract | Na interlocução entre a Sociologia da Infância, Sociologia da Educação e Ciências da Educação, este artigo visa compreender o rumo das recentes mudanças políticas da EI no quadro internacional e nacional, sobretudo a partir dos anos 90, e alguns dos seus efeitos ao nível das práticas pedagógicas. A reconstituição do trajeto que vai desde a formulação de políticas, à definição de orientações curriculares até à reconfiguração de práticas pedagógicas assenta na análise de documentos oficiais – legislação e OCEPE (1997 e 2016) – produzidos pelo Ministério da Educação (ME) e de observações realizadas em JI, públicos e privados, entre 2013 e 2016, abrangendo uma heterogeneidade de contextos socioeconómicos, geográficos, culturais e organizacionais. Na “viagem” analítica que assim propomos trata-se de identificar os principais marcos e tendências que parecem estar a colonizar o campo da EI nos últimos 20 anos – 1997-2016 – e de percecionar a sua apropriação local por via das mudanças nas práticas das/os educadoras/es de infância, no papel das crianças e na função do JI de modo a contribuir para a desinstrumentalização da EI, interrogando os seus sentidos e a sua identidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, M. & Tomás, C. (2017). A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal. Cadernos de Educação de Infância, 112, número especial, 19-33. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/8258 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação de Profissionais de Educação de Infância | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Transição paradigmática | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | A Educação de infância em tempos de transição paradigmática: uma viagem por discursos políticos e práticas pedagógicas em Portugal | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 112 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.title | Cadernos de Educação de Infância | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Tomás | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | Catarina | |
person.identifier | I-7904-2018 | |
person.identifier.ciencia-id | B514-79B8-F342 | |
person.identifier.ciencia-id | 3F16-59D0-6D9E | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9498-8061 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-9220-964X | |
person.identifier.scopus-author-id | 7402787225 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15027833000 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7e151bd4-4486-4f60-b8f4-ab645272750c | |
relation.isAuthorOfPublication | b5c52d05-f0d9-480e-9bd3-53389b0aaa1d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7e151bd4-4486-4f60-b8f4-ab645272750c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- A Educação de infância em tempos de transição paradigmática.pdf
- Size:
- 13.56 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: